Blumenau prevê abertura de centro de atendimento contra a dengue 

O município de Blumenau, no Vale do Itajaí, abriu uma central de monitoramento da dengue nesta segunda-feira (4), a fim de facilitar o atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença. Em entrevista para o Balanço Geral da NDTV, o secretário de Saúde da cidade, Marcelo Lanzarin, explicou sobre as próximas medidas a serem adotadas.

A cidade já conta com uma central de monitoramento da dengue, iniciada na segunda-feira (4)

Blumenau prevê abertura de centro de atendimento contra a dengue  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (6), desde a primeira semana de 2024, Blumenau registrou 1.169 focos do mosquito e 4.058 casos prováveis. Destes, 3.423 estão em investigação e 635 foram confirmados. Três pessoas estão internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 24 em enfermaria.

Os casos prováveis são todos aqueles notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos que estão no sistema serão considerados prováveis.

Secretaria prevê abertura de centro de atendimento contra a dengue

Em entrevista para a NDTV, Lanzarin informou que há duas possíveis mortes de dengue sendo investigadas na cidade. Até então, a cidade não confirmou nenhum óbito pela doença. Além disso, pontuou quais medidas estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde.

“Nós estamos contratando novos profissionais, implantamos nessa semana também uma central de monitoramento dos pacientes com dengue. O paciente com dengue precisa fazer um acompanhamento seriado, alguns hemogramas por vários dias, para que se possa fazer o acompanhamento das plaquetas. A dengue pode provocar uma alteração importante nas plaquetas, que são componentes do sangue responsável pela coagulação, e ela também provoca uma desidratação severa e é aqui que nós temos que prestar atenção”, destacou.

Conforme o secretário, por meio da central de monitoramento, a secretaria acessa os resultados dos exames dos pacientes diretamente dos laboratórios e entra em contato com essas pessoas. Lanzarin explica que o objetivo é evitar que o paciente precise se deslocar para a Unidade de Saúde só para que o médico avalie o exame.

“E claro, nós também fazemos um questionário, avaliando as condições clínicas desse paciente e se houver a necessidade, ele vai estar sendo orientado a procurar uma unidade de saúde. Nós já estamos trabalhando e provavelmente nos próximos dias devemos abrir um centro de atendimento específico também”.

O centro de atendimento deve ser instalado na Furb (Universidade Regional de Blumenau), segundo o secretário de Saúde.

Lanzarin ainda lembrou que a secretaria possui um plano de contingenciamento, o qual prevê, inclusive, a abertura de mais centros se for necessário.

“Nós ainda estamos no primeiro estágio, considerando que as nossas unidades de saúde podem e estão fazendo esse atendimento, inclusive realizando a hidratação endovenosa, mas já estamos com esse planejamento, prevendo a abertura de um novo centro”, disse.

O secretário pontuou que essas medidas são tomadas antecipadamente para garantir que a cidade esteja preparada caso houver a necessidade de mais centros de combate à dengue.

Confira a entrevista completa

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.