Casos de dengue dobram em apenas uma semana em Abelardo Luz

O número de casos positivos de dengue em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, dobraram em apenas uma semana. Nesta quarta-feira (24) o total é de 30 casos positivos, sendo 12 importados  e 18 autóctones.

mosquito da dengue

Casos de dengue dobraram em Abelardo Luz em apenas uma semana – Foto: Marcos Albuquerque/PMF/ND

As informações são do setor de endemias da Secretaria de Saúde do município. Conforme levantamento do setor, apenas em 2024 já foram registrados 199 focos de dengue em Abelardo Luz.

Secretaria faz orientações de cuidados contra a dengue

Segundo a Secretaria de Saúde, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Algumas das atitudes preventivas incluem eliminação da água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

A orientação é utilizar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.