Consumo familiar e setor agro puxam alta de 2,6% na atividade econômica de SC em 2023

O agronegócio e o consumo das famílias ajudaram a impulsionar a atividade econômica em 2,6% no estado de Santa Catarina, em 2023, segundo os dados do Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).

Atividade econômica - Na foto, campo de trigo sendo colhido por máquina agrícola

Planalto Norte é uma das regiões com forte economia em diversas atividades – Foto: Reprodução/NDTV

O estudo apontou que a expansão dos índices no estado acompanham a média nacional de 2,4%. Santa Catarina teve ainda um salto no mês, foi 1,6% contra 0,8% da média nacional, veja:

Variação no índice foi acima da média nacional – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/ND

Consumo familiar e agronegócio foram destaque na atividade econômica em 2023

Os dois setores que mais ajudaram na alta da atividade econômica de SC foi o do consumo das famílias e o agronegócio. Segundo o Observatório da Fiesc, no agro, o destaque foi pela oferta, já a demanda ficou mais concentrada no consumo familiar.

No cenário, o setor de serviços teve melhor desempenho e registrou 8% de expansão no acumulado do ano passado, considerado o segundo melhor valor desde 2012, perdendo apenas para 2021 – período de recuperação após o isolamento por conta da Covid-19.

De acordo com os especialistas, a “resiliência do mercado de trabalho” somada ao crescimento do rendimento médio foi o que resultou na conservação do consumo das famílias, o que destacou o grupo “outros serviços”, que inclui itens como atividades imobiliárias, reparos de artigos domésticos e até atividades como a administração de cartões de crédito .

Veja outros destaques da atividade econômica:

  • O agronegócio, segundo os dados do observatório, favoreceram serviços de armazenagem e transporte (expansão de 9,8%). Atividades de turismo também contribuíram para o resultado do grupo.
  • No varejo, o que sustentou o crescimento foi a venda de veículos, partes e peças (9,4%), beneficiada pelo incentivo concedido pelo Governo Federal para estimular a venda dos carros populares.
  • A venda nos super e hipermercados também foi incentivada pela queda nos preços, com fechamento do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2023 no grupo de Alimentos e Bebidas, a alta de 1% competiu com os 4,6% do índice geral.

Índices setoriais também apresentaram variação – Foto: Observatório Fiesc/Divulgação/ND

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta-feira (28) mostram que a renda média por pessoa em SC chegou a R$ 2.269 e ultrapassou a média nacional de R$ 1.893, em 2023.

Os números do IBGE também apresentam Santa Catarina com destaque a nível de região e foi o 2º estado com a maior renda per capita, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.