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Bruna Tavares, que está na lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Brasil de 2025, não só foi pioneira, mas soube se manter no topo. “É o grande desafio”, diz a empresária e influenciadora de beleza de 38 anos, primeira brasileira a ver seus produtos na Sephora e a se unir a um grupo internacional. O segredo, ela revela, é não parar. “Me reinvento o tempo todo – na formulação, nas embalagens e no marketing.”
Quando começou a desenvolver os primeiros produtos, algumas gigantes dominavam a indústria. “Cheguei quando as marcas faziam três tons de batom. O mercado era limitado em tecnologia e diversidade. Hoje, a conversa é outra – ainda bem.” Em parte, graças a ela, que apostou em inovação para construir sua marca homônima, que já ultrapassa 5 mil pontos de venda.
A empresária projeta faturamento de R$ 250 milhões este ano e mira R$ 1 bilhão em uma década, com a internacionalização. Bruna já estudava dar o próximo passo, enquanto sua marca atraía grandes players do mercado. “Recebi propostas de grandes conglomerados, mas ainda não estava pronta para vender.” No último ano, chegou a um acordo de fusão com o grupo internacional Kiss New York, presente em mais de 100 países, que investirá na marca pelos próximos 10 anos e pode vir a comprar 50% da empresa. Foi o casamento perfeito: “Não tenho concorrência interna e posso crescer livremente.”
Uma das exigências era seguir como diretora-executiva e criativa da BT, mantendo todas as patentes. Sua equipe soma 300 funcionários, e a produção passou de duas para seis indústrias brasileiras.
Jornalista de formação, Bruna aprendeu o que sabe sobre desenvolvimento de produtos na prática. Em 2009, criou o blog Pausa para Feminices e pavimentou o caminho para sua primeira coleção de maquiagens. Em 2016, criou a linha Bruna Tavares. Com 3,6 milhões de seguidores no Instagram, planeja lançar 50 produtos este ano e dobrar o tamanho da empresa até 2030. Além de ser o nome e o rosto da marca, no início Bruna fazia de tudo: do RH ao SAC. Chegou até a levar sua filha, hoje com 18 anos, para a empresa. “Meu maior erro foi misturar Bruna Tavares pessoa física com a jurídica. Queria abraçar o mundo e não sabia delegar.” Até a identidade visual foi criada de forma intuitiva.
Ainda assim, construiu uma das marcas favoritas da geração Z e conquistou licenciamentos com nomes de peso como Disney, Hello Kitty, Lu do Magalu e Caderno Inteligente – e, em breve, com uma das maiores companhias do mundo.
Natural de Campinas (SP), hoje se divide entre São Paulo, sua casa no interior e Nova York, onde fica a sede do grupo Kiss, além de realizar pesquisas de mercado na Europa e na Ásia. Para equilibrar a rotina, passa tempo com seus cachorros, faz aulas de canto e tem até um diploma de caçadora de asteroides da Nasa. “Talvez desacelere um pouco quando atingir todos os meus objetivos. Mas não consigo me imaginar longe da criação; é o que me mantém viva.”
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