O candidato à presidência nacional do partido participou de grande ato em meio ao processo de eleições internas do partido

Em meio às eleições internas no PT, Edinho Silva, favorito na disputa à presidência nacional do partido, esteve em Florianópolis na manhã deste sábado (24), onde participou de um ato ao lado dos candidatos à presidência estadual da legenda, como a vereadora Carla Ayres e os deputados estaduais Fabiano da Luz ePadre Pedro Baldissera. Também estiveram presentes candidaturas às presidencias municipais do partido em Florianópolis, com Fabiano Bittencourt, São José, com Jumeri Zanetti, e Palhoça, com Ana Maria Soares.
Na oportunidade, Edinho defendeu o fortalecimento institucional do PT para fazer frente aos desafios atuais da sociedade brasileira e dos trabalhadores. Em um clima festivo, o ex-prefeito de Araraquara destacou o apoio de Lula à sua candidatura e destacou o compromisso de, se eleito, contribuir na construção de uma aliança forte em apoio à reeleição do presidente e também falou de um tema sensível aos petistas: o pós-Lula. “Hoje nós temos o privilégio de contar com a liderança do presidente Lula, mas sabemos que em 2026 será a última vez que ele disputará as eleições. Por isso, precisamos construir um partido onde a sua força esteja no coletivo e não no individual, para que o sucessor do presidente Lula seja o PT e não um nome”.
Edinho ainda destacou a importância de o PT se apropriar dos debates sobre as pautas para as quais o partido possui propostas concretas, como a da superação da precarização do trabalho e o fortalecimento da economia solidária como instrumento de combate às desigualdades e à concentração de renda, o enfrentamento à crise climática, o fortalecimento da segurança pública pelo uso da inteligência e tecnologia, a regulamentação das big techs e o enfrentamento ao fascismo que se articula internacionalmente.
Edinho ainda destacou pontos que pretende trabalhar no partido, se eleito presidente do PT: “Um partido forte precisa ter instâncias que funcionem. Nós precisamos fortalecer a democracia interna e as instâncias partidárias. Precisamos oferecer formação para todas as pessoas que se filiam ao PT”.
Sobre Edinho Silva
Edinho Silva nasceu em Pontes Gestal (SP) e aos quatro anos de idade, mudou-se com a família para Araraquara, cidade que se tornaria o centro de sua trajetória pessoal, profissional e política. Edinho é formado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Filiado ao PT desde 1985, Edinho possui mais de 40 anos de militância no partido e 31 anos em cargos públicos, construindo sua trajetória como um dos principais quadros do campo democrático-popular no Brasil.
Em 2000, aos 32 anos, foi eleito prefeito de Araraquara, sendo reeleito em 2004. Em 2015, Edinho foi nomeado ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no segundo governo Dilma Rousseff. Voltou à Prefeitura de Araraquara em 2016 e foi reeleito em 2020, tornando-se o único prefeito da história da cidade a exercer quatro mandatos (2001–2008 e 2017–2024).