Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A OpenAI anunciou um acordo de US$ 6,5 bilhões para adquirir a io, startup de hardware fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple. Com a fusão, Ive assumirá a liderança no desenvolvimento de dispositivos de IA, trazendo sua experiência na criação de produtos icônicos como o iPhone e o Apple Watch.
O anúncio reforça a crescente percepção no Vale do Silício de que assistentes de IA inteligentes podem transformar o mercado de tecnologia, desafiando dispositivos tradicionais como smartphones e laptops. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, a parceria busca criar um novo formato de computação que aproveite ao máximo o potencial da inteligência artificial.
A aquisição ocorre em um momento delicado para a Apple, que enfrenta desafios na integração de IA em seus produtos. As ações da empresa chegaram a cair 2,3% após o anúncio. Enquanto isso, a OpenAI avança na criação de hardware dedicado à IA.
Na carta que anuncia a parceria, Sam Altman destacou que, dois anos atrás, Jony Ive e o coletivo LoveFrom começaram discretamente a colaborar com ele e a equipe da OpenAI. “Ficou claro que nossas ambições de desenvolver, projetar e fabricar uma nova família de produtos exigiam uma empresa inteiramente nova. E assim, há um ano, Jony fundou a io com Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan.”
“Reunimos os melhores engenheiros de hardware e software, os melhores tecnólogos, físicos, cientistas, pesquisadores e especialistas em desenvolvimento e fabricação de produtos. Muitos de nós trabalhamos juntos há décadas. A equipe de io, focada no desenvolvimento de produtos que inspiram, capacitam e habilitam, agora se fundirá com a OpenAI para trabalhar mais intimamente com as equipes de pesquisa, engenharia e produtos em São Francisco. À medida que a io se funde com a OpenAI, Jony e LoveFrom assumirão responsabilidades profundas de design e criação na OpenAI e na io.”
O post Por Que a Cartada de Us$6,5 Bi da OpenAI Muda a Corrida da IA? apareceu primeiro em Forbes Brasil.