Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Em março de 2024, a brasileira Elo, criada em 2011, iniciou um processo de rebranding com o objetivo de valorizar a essência da brasilidade, tema que já havia sido retomado pela marca em 2023. No início de maio, uma nova fase desse movimento trouxe a campanha “Brasileiros Extraordinários”, destacando Sasha, Bela Gil e João Carlos Martins, com foco no segmento de alta renda. O projeto foi dividido em três pilares. “Coragem para inovar”, com a empreendedora Sasha e sua marca de roupas Mondepars. “Propósito que inspira”, representado por Bela Gil, que une gastronomia, saúde e sustentabilidade no restaurante Camélia Òdòdó e “Excelência que emociona”, com o maestro João Carlos Martins.
“O grande desafio é ser relevante para um público hiperconectado, exigente e imune a mensagens genéricas. Esse consumidor espera personalização, conveniência digital sem atrito e propósito autêntico”explica Mel Pedroso, CMO da Elo desde 2022. Ainda de acordo com a executiva, o segmento premium já representa 14% da receita de cartões da Elo. “Para fortalecer nossa presença neste perfil, estamos trabalhando em diversas frentes: experiência de cliente, benefícios, ações de encantamento e comunicação. A campanha “Brasileiros Extraordinários” chega para converter esse potencial do segmento premium em vínculo emocional duradouro, reafirmando que “o que é daqui vale muito”.
Forbes Brasil – Pode dar uma dimensão do momento da marca e o que essa campanha significa?
Mel Pedroso – A Elo vive um ponto de inflexão histórico. Em 2023, iniciamos um trabalho de reposicionamento de marca, reforçando nossos pilares de brasilidade. Somos uma marca 100% brasileira e temos o diferencial de podermos nos apropriar desse tema, buscando aquilo que é mais relevante para os brasileiros. Abraçamos de vez essa identidade e criamos a assinatura de marca “Elo, o cartão do brasileiro”. No ano passado, consolidamos o novo posicionamento com o maior rebranding da história da companhia. Tínhamos o desafio de ressignificar a identidade visual da nossa marca para expressar o nosso novo momento. Deixamos de ser apenas uma bandeira de cartão para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de pagamentos. Entre as premissas, trabalhamos com as ideias de inovação e de brasilidade, sendo que este último traz oportunidades que só a Elo pode proporcionar frente aos concorrentes globais. Agora, em 2025, estamos desdobrando esse posicionamento para outros importantes de negócio, em especial o segmento premium, que já representa 14% da nossa receita de cartões.
“Deixamos de ser apenas uma bandeira de cartão para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de pagamentos”
FB – Os personagens escolhidos para a campanha são um destaque à parte. Em especial, por que a escolha de Sasha Meneghel? E como funciona a parceria com a Mondepars?
Mel – A campanha se sustenta em três pilares complementares, cada um representado por uma personalidade que incorpora seus valores. Em moda, que é um segmento muito importante para o alta renda, está presente a Sasha Meneghel, fundadora da Mondepars, marca de moda lançada no ano passado. A gastronomia ganha voz em Bela Gil, defensora do consumo responsável, da gastronomia de base agroecológica e do impacto social positivo. Já a música é personificada pelo maestro João Carlos Martins, ícone de superação e paixão pela música, reforçando a conexão histórica da Elo com a cultura brasileira. No caso da Sasha, quando conversei com ela, conheci uma mulher madura, uma CEO à frente do estilismo e da liderança da Mondepars. Ela sabe exatamente onde quer chegar, ao mesmo tempo que faz tudo isso com uma doçura rara e encantadora. A nossa parceria vai além da mídia: a Elo vai dar desconto de 10% em todos os produtos Mondepars para clientes Elo Nanquim e Elo Diners Club. Também estamos prevendo diversas iniciativas conjuntas com a marca, como collabs, parceria em desfile e presença no lançamento da loja. Assim, transformamos a narrativa da campanha em benefícios tangíveis para o portador do cartão.
FB – Qual o maior desafio hoje em comunicar-se com a alta renda e quais são os objetivos da Elo nessa nova fase?
Mel – O grande desafio é ser relevante para um público hiperconectado, exigente e imune a mensagens genéricas. Esse consumidor espera personalização, conveniência digital sem atrito e propósito autêntico. Para vence-lo definimos três frentes: experiência de cliente: o cliente premium precisa de canais diferenciados, com atendimento exclusivo.
Veja a campanha:
O post CMO da Elo Reforça a Importância do Brasil no Segmento Premium apareceu primeiro em Forbes Brasil.