

Homem gira a chave para aquecer o motor do carro e lubrificá-lo – Foto: Freepik/ND
Na fase de aquecer o motor de um carro, as peças mecânicas atingem a temperatura ideal de operação ao mesmo tempo em que o lubrificante consiga circular para que as partes do motor sejam lubrificadas de forma adequada evitando atrito entre elas.
Os sistemas eletrônicos modernos de injeção de combustível e lubrificação de peças mecânicas garantem o funcionamento adequado do motor com antecedência, seja a gasolina, turbo, a diesel ou híbridos.
É preciso aquecer o motor do carro antes de dirigir?
Os carros mais antigos precisavam aquecer o motor por dois motivos: primeiro para circular o lubrificante que protege suas partes móveis do atrito.
Aquecer o motor permitiu que o lubrificante atingisse sua temperatura ideal de desempenho para garantir que a lubrificação seria adequada quando as rotações aumentassem durante a condução. No entanto, hoje, os avanços em motores e lubrificantes resolveram esse problema.
Alguns engenheiros falam sobre a necessidade de aquecer o motor por 1 a 2 minutos quando está muito frio, mas a consultora técnica da Penzoil, Shanna Simmons discorda.
“Embora demore mais para o lubrificante circular em frio extremo, estamos falando apenas de milissegundos, não de minutos. O motor esquentará o óleo muito mais rápido se você começar a dirigir, e nem preciso mencionar o desperdício de combustível que é esperar parado”.
Mistura correta de gasolina e ar para aquecer o motor
A segunda razão para a necessidade anterior de pré-aquecer o motor era criar a mistura correta de gasolina e ar que chegaria às câmaras de combustão. Em carros mais antigos, a mistura era feita pelo carburador.

Mecânico avalia qual pode ser o problema no motor do carro – Foto: Freepik/ND
Os sistemas modernos de injeção de combustível têm sensores avançados que regulam com precisão a quantidade de combustível e ar que a mistura necessita em relação à temperatura do motor e do ambiente.
Com os dados acima, referentes à lubrificação e à mistura, fica claro que os motores modernos não necessitam de pré-aquecimento.
Em condições de frio, quando o sistema de injeção aumenta a quantidade de gasolina na mistura, o engenheiro Stephen Ciatti explica como o aquecimento do motor esconde o risco de danos sérios.
“A gasolina é um solvente forte e pode praticamente lavar o lubrificante das paredes do cilindro se você deixar o motor funcionando com o carro parado por muito tempo .” Isso pode causar danos imediatos ou até mesmo reduzir bastante a vida útil do motor.
Os engenheiros também parecem concordar que embora não seja necessário aquecer o motor é bom dirigir suavemente, sem sacudir a perna direita e não ultrapassar 70 km/h, nos primeiros cinco a dez minutos após a partida. Após esse período, o lubrificante estará na temperatura ideal de operação.
A necessidade de aquecer o motor permanece para carros com sistemas de injeção de combustível primitivos, para veículos antigos com carburadores, para alguns Turbos com mais de 10 anos de uso e possivelmente para carros que passaram por modificações na injeção, mapeamento, etc.
A mistura de combustível estará ideal e o lubrificante já terá atingido todos os pontos críticos e a condução o levará à temperatura correta mais rapidamente.