Devo aquecer o motor antes de começar a dirigir? A resposta vai te surpreender

na foto aparece um homem girando a chave para aquecer o motor e lubrificá-lo

Homem gira a chave para aquecer o motor do carro e lubrificá-lo – Foto: Freepik/ND

Na fase de aquecer o motor de um carro, as peças mecânicas atingem a temperatura ideal de operação ao mesmo tempo em que o lubrificante consiga circular para que as partes do motor sejam lubrificadas de forma adequada evitando atrito entre elas.

Os sistemas eletrônicos modernos de injeção de combustível e lubrificação de peças mecânicas garantem o funcionamento adequado do motor com antecedência, seja a gasolina, turbo, a diesel ou híbridos.

É preciso aquecer o motor do carro antes de dirigir?

Os carros mais antigos precisavam aquecer o motor por dois motivos: primeiro para circular o lubrificante que protege suas partes móveis do atrito.

Aquecer o motor permitiu que o lubrificante atingisse sua temperatura ideal de desempenho para garantir que a lubrificação seria adequada quando as rotações aumentassem durante a condução. No entanto, hoje, os avanços em motores e lubrificantes resolveram esse problema.

Alguns engenheiros falam sobre a necessidade de aquecer o motor por 1 a 2 minutos quando está muito frio, mas a consultora técnica da Penzoil, Shanna Simmons discorda.

“Embora demore mais para o lubrificante circular em frio extremo, estamos falando apenas de milissegundos, não de minutos. O motor esquentará o óleo muito mais rápido se você começar a dirigir, e nem preciso mencionar o desperdício de combustível que é esperar parado”.

Mistura correta de gasolina e ar para aquecer o motor

A segunda razão para a necessidade anterior de pré-aquecer o motor era criar a mistura correta de gasolina e ar que chegaria às câmaras de combustão. Em carros mais antigos, a mistura era feita pelo carburador.

na foto aparece um mecânico com uma ferramenta na mão tentando entender como aquecer o motor de um carro

Mecânico avalia qual pode ser o problema no motor do carro – Foto: Freepik/ND

Os sistemas modernos de injeção de combustível têm sensores avançados que regulam com precisão a quantidade de combustível e ar que a mistura necessita em relação à temperatura do motor e do ambiente.

Com os dados acima, referentes à lubrificação e à mistura, fica claro que os motores modernos não necessitam de pré-aquecimento.

Em condições de frio, quando o sistema de injeção aumenta a quantidade de gasolina na mistura, o engenheiro Stephen Ciatti explica como o aquecimento do motor esconde o risco de danos sérios.

“A gasolina é um solvente forte e pode praticamente lavar o lubrificante das paredes do cilindro se você deixar o motor funcionando com o carro parado por muito tempo .” Isso pode causar danos imediatos ou até mesmo reduzir bastante a vida útil do motor.

Os engenheiros também parecem concordar que embora não seja necessário aquecer o motor é bom dirigir suavemente, sem sacudir a perna direita e não ultrapassar 70 km/h, nos primeiros cinco a dez minutos após a partida. Após esse período, o lubrificante estará na temperatura ideal de operação.

A necessidade de aquecer o motor permanece para carros com sistemas de injeção de combustível primitivos, para veículos antigos com carburadores, para alguns Turbos com mais de 10 anos de uso e possivelmente para carros que passaram por modificações na injeção, mapeamento, etc.

A mistura de combustível estará ideal e o lubrificante já terá atingido todos os pontos críticos e a condução o levará à temperatura correta mais rapidamente.

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