Deputado questiona atraso na pavimentação da SC-108 entre Anitápolis e Santa Rosa de Lima

O deputado estadual Mário Motta (PSD) protocolou um pedido de informações ao Governo do Estado sobre os atrasos na pavimentação da SC-108, trecho entre Anitápolis e Santa Rosa de Lima. O documento, enviado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), questiona a demora na liberação do licenciamento ambiental e possíveis irregularidades no processo.

A SC-108 é uma rota estratégica para o escoamento agrícola, turismo e mobilidade entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado. No entanto, 26 quilômetros do trecho permanecem sem pavimentação, com estradas em condições precárias, aumentando custos logísticos e riscos de acidentes. Em 2022 e 2024, interdições na BR-101 no Morro dos Cavalos reforçaram a necessidade de alternativas viáveis para o percurso.

A obra, orçada em R$ 150 milhões, teve licitação publicada e contratos assinados em 2022, mas não foi iniciada devido à falta de licenciamento ambiental, além de necessidade de complementação da licença ambiental prévia (LAP). O deputado questiona se houve falhas no planejamento e por que o projeto não foi priorizado no Programa Estrada Boa, que tem R$ 2,165 bilhões em recursos, incluindo financiamento do Banco Mundial.

“Queremos entender o motivo de essa rodovia não ter sido priorizada, e quais providências foram tomadas para resolver as pendências ambientais que se arrastam desde 2022. Quando há problemas na BR-101, o fluxo de veículos neste trajeto é bastante intenso, mesmo com a rodovia apresentando insegurança devido a falta de pavimentação”, observa o deputado Mário Motta.

Motta cobra a pavimentação total entre São Bonifácio e São Martinho

O parlamentar também apresentou uma indicação ao Governo do Estado para que a SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio, também seja pavimentada. A rodovia, que possui 42 quilômetros de estrada de chão, é uma alternativa 30 quilômetros mais curta que a SC-108, ligando Palhoça a Tubarão, com potencial para melhorar a logística regional.

O custo estimado para concluir as duas obras (SC-108 e SC-435) é de cerca de R$ 270 milhões, menos de 15% do orçamento do Programa Estrada Boa. O deputado argumenta que, diante dos altos custos e prazos do contorno do Morro dos Cavalos (BR-101), a pavimentação dessas rodovias seria uma solução mais rápida e eficaz para melhorar a mobilidade no estado.

“Essas obras não são só sobre colocar asfalto na estrada. Elas vão resolver um problema antigo, melhorar o transporte de quem vive e trabalha na região e ainda trazer mais desenvolvimento. Hoje, a BR-101 é a única opção, e quando ela fecha, todos ficam no prejuízo. Com a SC-108 e a SC-435 pavimentadas, teremos rotas alternativas, mais segurança e menos custos para os produtores e motoristas. É um investimento que vai beneficiar toda a região, do campo ao turismo”, completa.

Por Gustavo Milioli / Assessoria de Imprensa do Deputado Mário Motta

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