Blumenau deu mais um passo importante na consolidação da imagem como Capital Brasileira da Cerveja. Na última terça-feira, dia 6, o Grupo de Trabalho criado pela Governança do Turismo realizou a primeira reunião com o objetivo de potencializar as iniciativas ligadas ao setor cervejeiro da cidade.
Durante o encontro, foi discutida a padronização do uso do título, com base na Lei Municipal 8.493/2017, que determina a obrigatoriedade da nomenclatura “Capital Brasileira da Cerveja” em documentos públicos, materiais promocionais e publicitários. A legislação foi reforçada como referência para todas as ações futuras.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, destacou o potencial do segmento. “Blumenau tem uma vocação histórica e cultural ligada à cerveja artesanal, que vai muito além do turismo. Estamos falando de um setor que movimenta a economia local, gera empregos, fomenta a inovação e projeta nossa cidade nacionalmente”, afirmou.
Também entrou em pauta a reformulação da marca oficial que representa Blumenau como polo cervejeiro. A proposta é atualizar a identidade visual da cidade e implementar iniciativas de alto impacto, como a instalação de uma fonte de cerveja em praça pública, criação de brindes personalizados e estratégias de divulgação das cervejarias locais.
O grupo também debateu formas de ampliar a presença das marcas da cidade na Oktoberfest, no Stammtisch e em bares e restaurantes, visando fortalecer a cultura cervejeira como elemento turístico e econômico. No encontro, também foi sugerido a realização de um levantamento de dados atualizado sobre o setor, para embasar políticas públicas e ações de marketing.
“O Grupo de Trabalho é uma iniciativa importante para integrar ações e valorizar ainda mais nosso setor cervejeiro, que é símbolo da identidade da cidade. A padronização do uso do título, a reformulação da marca e novas propostas que estão sendo discutidas mostram que estamos no caminho certo para fortalecer esse reconhecimento em todo o país”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 20 de maio. A retomada do uso oficial e a valorização do título de Capital Brasileira da Cerveja fazem parte de um esforço conjunto entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para fortalecer a identidade de Blumenau e impulsionar a economia criativa ligada à produção cervejeira.
Fonte: PMB