Agentes de IA Ganham Poder de Compra e Podem Decidir o Futuro do E-commerce; Entenda

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Mastercard, em parceria com a Microsoft e IBM, anunciou uma aplicação permitindo que agentes de IA processem compras e realizem pagamentos em nome de seus usuários. De acordo com Jorn Lambert, diretor de produtos da Mastercard, o lançamento do Mastercard Agent Pay “marca nossos primeiros passos na redefinição do comércio na era da IA, incluindo novas interfaces para comerciantes que ajudem a distinguir agentes confiáveis de mal-intencionados.”

Na semana passada, o ChatGPT já havia anunciado uma nova funcionalidade que permite aos usuários da plataforma encontrar e comprar produtos diretamente da ferramenta. De acordo com Diogo Cortiz, doutor em tecnologias da Inteligência pela PUC-SP e PhD Fellowship pela Universite Paris-Sorbonne, os agentes de IA são um novo marco na inteligência artificial generativa, porém, são muito mais complexos do que se imagina. “Ainda não é possível dizer que temos empresas que, de fato, possuem agentes de IA, isso só será realidade quando um mesmo agente puder fazer com autonomia toda uma jornada, por enquanto, temos ferramentas que assumem partes de funções”, destaca.

No início deste ano, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, a ascensão da tecnologia de agentes de IA  foi um dos assuntos mais comentados. Em entrevista recente para a Forbes Brasil,  Fernanda Jolo, diretora de engenharia de clientes de IA para América Latina do Google Cloud, afirmou que os “agentes de IA são softwares que podem compreender e aprender com informações multimodais – processando vídeo, áudio e texto — para tomar decisões de maneira autônoma, escolhendo o melhor caminho para executar uma tarefa predeterminada”.

Com a inteligência artificial generativa do Google Cloud, por exemplo, a Casas Bahia passou a catalogar automaticamente os produtos de seu marketplace. Antes da IA, o desafio era o gerenciamento de cerca de 300 mil novos cadastros por dia. “Este projeto, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes e a otimização de processos internos, traz ganhos significativos para os nossos parceiros ao facilitar a entrada dos produtos”, menciona Filipe Jaske, diretor executivo de tecnologia do Grupo Casas Bahia.

O post Agentes de IA Ganham Poder de Compra e Podem Decidir o Futuro do E-commerce; Entenda apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.