
Um velho conhecido está de volta à bancada federal de Santa Catarina. Deputado federal eleito para exercer mandato entre 2019 e 2022, Coronel Armando (PL) está de volta à Câmara dos Deputados pelos próximos quatro meses.

Coronel Armando (à direita) assume a vaga do deputado federal Jorge Goetten por 120 dias – Foto: Divulgação/ND
O parlamentar de Joinville assume a vaga do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos), que pretende se dedicar aos roteiros do programa “Santa Catarina Levada a Sério”, em que o governador Jorginho Mello (PL) encontra os prefeitos catarinenses nas cidades-sede de associações de municípios.
Goetten se elegeu pelo PL em 2022 e migrou para o Republicanos em 2024, em articulação nacional de Jorginho Mello para trazer o partido para sua base política. Licenciado do cargo, o parlamentar também vai se ocupar estruturação das nominatas do Republicanos para as eleições de 2026, com foco na montagem das chapas para deputado estadual e federal.
Goetten destacou que Armando terá liberdade para conduzir seu mandato de acordo com suas convicções:
“Tive a oportunidade de assumir como suplente, indicado pelo sempre deputado Peninha (do MDB, cujo mandato se encerrou em 2022), e foi um período fundamental para meu crescimento político. O Coronel Armando já tem experiência parlamentar e tenho certeza de que fará um excelente trabalho”, afirmou.
Coronel Armando retoma vaga de deputado federal
Nesta semana, Coronel Armando já estava integrado à bancada federal – participou, inclusive, da reunião da comitiva de lideranças de Santa Catarina no Ministério dos Transportes sobre a renovação da concessão da Arteris na BR-101 Norte e as obras que devem ser incluídas na proposta.
Eleito na Onda Bolsonaro de 2018 pelo antigo PSL, Coronel Armando tentou a reeleição pelo PL em 2022 e ficou com a segunda suplência. Em 2023, no primeiro ano do governo Jorginho Mello, comandou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Coronel Armando adiantou que continuará atuando com ênfase nas áreas que sempre defendeu: segurança pública e relações exteriores.
“Retorno a Brasília com o foco em defender Santa Catarina com firmeza e responsabilidade, principalmente nas pautas que considero fundamentais para o futuro do nosso Estado e do País”, declarou.