Construção de binário no Morro dos Cavalos deve custar quatro vezes menos que túnel

O governador Jorginho Mello apresentou em Brasília nesta quarta-feira (23) ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto do contorno rodoviário no trecho da BR-101 na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A proposta, elaborada pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi recebida pelo ministério e será estudada tecnicamente.

Caso seja confirmada como a melhor solução para a região, a obra do contorno poderá finalmente sair do papel, resolvendo um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina. “A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos”, destacou o governador.

O projeto prevê a implantação de um binário de 5,2 km, com obras que incluem ponte sobre o Rio Maciambú, viaduto sobre a BR-101 e reformulação da pista existente. O novo trecho está sendo planejado para suportar velocidade de até 80 km/h, com foco na segurança e na fluidez do tráfego.

O investimento estimado é de R$ 291,3 milhões. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do anteprojeto e encaminhamentos para o licenciamento ambiental, com atenção especial à travessia de áreas indígenas e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O binário do Morro dos Cavalos seria uma alternativa quatro vezes mais econômica do que o túnel, cuja obra é estimada em cerca de R$ 1,2 bilhão.

O post Construção de binário no Morro dos Cavalos deve custar quatro vezes menos que túnel apareceu primeiro em EXTRA.SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.