Ganho para SC
SC deve ganhar oito novas varas da Justiça Federal, um pleito da OAB-SC que resultou na aprovação, terça-feira, de projeto de lei pela Câmara dos Deputados. O Estado tem 14,51% mais processos federais do que o Rio Grande do Sul e 15,31% mais que o Paraná, mas ainda conta com um número menor de varas da Justiça Federal. O presidente da seccional, Juliano Mandelli, anunciou que a entidade seguirá mobilizada para que as novas estruturas efetivamente sejam implantadas no Estado, dando celeridade às causas dos cidadãos. Nos últimos meses, o dirigente teve tratativas com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e mobilizou a bancada catarinense em Brasília para apoio a essa ampliação.
Papa Francisco 1
O papa Francisco se notabilizou também pelo humor. Que o diga o grupo florianopolitano Manezinhos (uma confraria turístico-esportiva que já passou por 45 países desde sua criação, em 1998) que foi recebida por ele em abril do ano passado. O advogado Nestor Lodetti levou de presente uma camisa do Figueirense, clube do qual foi presidente, e o pontífice, que gosta de futebol, queria saber que série disputava. Nestor respondeu ser a C, a terceira divisão, mas que lutava bravamente para alcançar a B, a segunda, e quem sabe, no futuro, retornar à A, a elite. Após ouvir tudo atentamente, franziu o senho e com um sorriso maroto, sapecou: “Esse milagre eu não faço!”. Todos caíram na gargalhada.
Papa Francisco 2
No seu último discurso, lido por um religioso, no domingo de Páscoa, o papa Francisco escreveu: “Não pode haver paz sem liberdade religiosa, sem liberdade de pensamento e respeito pela opinião dos outros”. Além de profético, pareceu dirigido ao que acontece no maior país da América do Sul.
Desinformação 1
Difícil haver dia em que a inquieta deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) não é notícia, como ontem, quando o portal da Câmara publicou que está em análise o projeto de decreto legislativo 34/24, de sua autoria, que susta a norma que criou o pomposo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, em março de 2024 para funcionar na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com diferentes instituições na sua composição, seu objetivo maior seria combater desinformações e deepfakes usadas contra o processo eleitoral.
Desinformação 2
Para ela a ideia de o centro “cooperar” com órgãos públicos para garantir o cumprimento de suas funções, “abre um leque imensurável que pode ir ao encontro do cerceamento de liberdades e do monitoramento de pessoas e de movimentações em meio virtual”. Olha… O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o plenário. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Antigomobilismo
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa aprovou projetos que criam a Rota do Antigomobilismo em SC e a regulamentação da profissão de guia de turismo. O roteiro envolveria colecionadores de veículos fabricados há mais de 30 anos, museus e automóveis-clube em todas as regiões de SC. E que não são poucos. Um dos atrativos se apresentaria de cara e dos melhores: o Veteran Car Club de Florianópolis, que tem 84 sócios, que são proprietários de 500 carros antigos.
Biblioteca digital
Outro projeto interessante que tramita no Legislativo estadual institui uma biblioteca digital para a disponibilização gratuita de livros, materiais didáticos, audiolivros, periódicos e outros recursos educacionais para a população de SC. A plataforma seria desenvolvida e gerida pelo governo.
Conexão?
Informou-se ontem, aqui, que facções do crime organizado já são donas de cinco postos de combustíveis em SC. Consta que há uma disputa feroz para ampliação da “rede”. Autoridades estaduais e federais estão desde a noite de anteontem investigando o assassinato de uma mulher em pleno centro de Tubarão. Ela e o marido são donos de um posto.
Oi
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Oi que oriente seus funcionários e terceirizados a verificarem se há disponibilidade técnica no endereço do consumidor antes de ofertarem os serviços de telefonia e internet, em SC. Conforme inquérito instaurado, a companhia vem ofertando seus serviços sem que o setor comercial da empresa tenha conhecimento sobre a indisponibilidade técnica de instalação no endereço do consumidor titular.
O post Santa Catarina deve ganhar oito novas varas da Justiça Federal apareceu primeiro em O Município.