\n\t\t\tForbes Money\t\t<\/div>\n
A Tesla J\u00e1 N\u00e3o \u00c9 o Ativo Mais Valioso de Elon Musk<\/h3>\n<\/li>\n<\/ul>\n<\/div>\n<\/aside>\n
\u201cEst\u00e1 no mesmo n\u00edvel do Edsel\u201d, disse Eric Noble, presidente da consultoria CARLAB e professor do ArtCenter College of Design em Pasadena, Calif\u00f3rnia \u2013 o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, respons\u00e1vel pelo estilo da Cybertruck para Musk, \u00e9 um ex-aluno do famoso programa de design automotivo da institui\u00e7\u00e3o. \u201cFoi uma tentativa grandiosa e um fracasso igualmente grande\u201d, afirma Noble.<\/p>\n
Vendas despencam<\/h2>\n
Se analisada apenas pelas vendas, a Cybertruck de Musk est\u00e1 em uma situa\u00e7\u00e3o ainda pior que o Edsel, cujo nome se tornou sin\u00f4nimo de um erro catastr\u00f3fico de produto. A Ford esperava vender 200 mil Edsels por ano quando o modelo foi lan\u00e7ado em 1958, mas conseguiu vender apenas 63 mil. As vendas despencaram em 1959, e a marca foi descontinuada em 1960. Musk previu que a Cybertruck poderia atingir 250 mil vendas anuais. No entanto, a Tesla vendeu pouco menos de 40 mil unidades em 2024, seu primeiro ano completo no mercado. N\u00e3o h\u00e1 sinais de que o volume esteja aumentando este ano, com as vendas em queda nos meses de janeiro e fevereiro, segundo a Cox Automotive.<\/p>\n
Al\u00e9m disso, as vendas gerais da montadora est\u00e3o despencando em 2025, com as entregas caindo 13% no primeiro trimestre, totalizando 337 mil unidades, bem abaixo da expectativa do mercado, que era de 408 mil. A empresa n\u00e3o divulgou os n\u00fameros espec\u00edficos da Cybertruck, incluindo-a na mesma categoria do Model S e do Model X, seus modelos mais caros. No entanto, est\u00e1 claro que as vendas da Cybertruck foram prejudicadas neste trimestre pela necessidade de realizar ajustes relacionados aos recalls, afirmou Ben Kallo, analista de a\u00e7\u00f5es da Baird, em um relat\u00f3rio. A Tesla n\u00e3o respondeu imediatamente a um pedido de coment\u00e1rio.<\/p>\n
A desacelera\u00e7\u00e3o trimestral destaca o fato de que, no caso da Cybertruck, os resultados est\u00e3o muito distantes das promessas exageradas de Musk. \u201cA demanda est\u00e1 fora dos padr\u00f5es\u201d, ele declarou durante uma chamada de resultados em novembro de 2023, pouco antes das primeiras unidades serem enviadas aos clientes. \u201cTemos mais de 1 milh\u00e3o de pessoas que reservaram o carro.\u201d<\/p>\n
Na expectativa de vendas elevadas, a Tesla chegou a modificar sua Gigafactory em Austin para produzir at\u00e9 250 mil Cybertrucks por ano, investimentos em capacidade que provavelmente n\u00e3o ser\u00e3o recuperados. \u201cEles n\u00e3o apenas disseram que queriam vender muito. Eles se prepararam para vender muito\u201d, disse Glenn Mercer, pesquisador da ind\u00fastria e l\u00edder da consultoria GM Automotive, sediada em Cleveland.<\/p>\n
Visual controverso<\/h2>\n
No entanto, a suposi\u00e7\u00e3o de uma demanda massiva se mostrou um grande erro. E n\u00e3o levou em conta os problemas autoimpostos que atrapalharam ainda mais as vendas. Descobriu-se que a enorme Cybertruck \u00e9 grande demais ou n\u00e3o est\u00e1 em conformidade com as regras de seguran\u00e7a para pedestres em alguns pa\u00edses, o que limita as chances de impulsionar as vendas por meio da exporta\u00e7\u00e3o. \u201cEles n\u00e3o venderam muito e \u00e9 improv\u00e1vel que, neste caso, os mercados estrangeiros possam salv\u00e1-los, nem mesmo a China, que tem sido um grande mercado para os carros da Tesla\u201d, disse Mercer. \u201cEste carro foi feito para o mercado interno.\u201d<\/p>\n
Mais de uma d\u00e9cada antes de a Cybertruck entrar em produ\u00e7\u00e3o, Musk insinuou que a Tesla eventualmente faria algum tipo de picape el\u00e9trica. Quando revelou seu design ao mundo pela primeira vez, Musk deixou claro que n\u00e3o queria uma est\u00e9tica convencional ou algo que apenas brincasse com o visual das picapes, mas que ainda fosse familiar, abordagem adotada pela Rivian com sua picape R1T.<\/p>\n
\u201cAs picapes t\u00eam sido as mesmas h\u00e1 100 anos\u201d, e a Cybertruck \u201cn\u00e3o se parece com nada\u201d, disse Musk, que, no in\u00edcio daquele m\u00eas, orgulhosamente declarou a uma plateia em uma confer\u00eancia para empreendedores espaciais: \u201cEu n\u00e3o fa\u00e7o nenhuma pesquisa de mercado.\u201d<\/p>\n
O visual distinto da Cybertruck resultou de dois fatores principais, segundo uma pessoa familiarizada com o processo de desenvolvimento. Um deles foi a paix\u00e3o de Musk por designs de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica. O outro foi a decis\u00e3o inicial de criar um ve\u00edculo que n\u00e3o precisasse ser pintado. Se a Tesla optasse por n\u00e3o pintar as picapes, n\u00e3o precisaria instalar uma nova linha de pintura de US$ 200 milh\u00f5es (R$ 1,122 bilh\u00f5es), uma grande economia potencial. Al\u00e9m disso, n\u00e3o teria que se preocupar com a fiscaliza\u00e7\u00e3o da EPA em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s emiss\u00f5es prejudiciais e ao desperd\u00edcio que essas instala\u00e7\u00f5es frequentemente geram.<\/p>\n
No fim, Musk escolheu um exterior de a\u00e7o inoxid\u00e1vel, a mesma decis\u00e3o que DeLorean tomou para seu problem\u00e1tico carro esportivo quatro d\u00e9cadas antes. Mas, como Musk n\u00e3o \u00e9 um engenheiro de produ\u00e7\u00e3o, pode n\u00e3o ter compreendido completamente os desafios que esse material apresenta em rela\u00e7\u00e3o ao alum\u00ednio ou a materiais compostos. Al\u00e9m do fato de que o a\u00e7o inoxid\u00e1vel deixa marcas de m\u00e3o vis\u00edveis \u2013 uma reclama\u00e7\u00e3o comum em eletrodom\u00e9sticos \u2013, ele \u00e9 dif\u00edcil de dobrar e tende a voltar \u00e0 sua forma original, um dos motivos pelos quais h\u00e1 problemas nos pain\u00e9is da carroceria da Cybertruck.<\/p>\n
\u201cEles ficaram entusiasmados por n\u00e3o gastar US$ 200 milh\u00f5es em uma linha de pintura, mas provavelmente gastaram isso tentando fazer o a\u00e7o inoxid\u00e1vel funcionar\u201d, comenta Glenn Mercer.<\/p>\n
O desenvolvimento da Cybertruck, incluindo os custos de ferramentaria para produzi-la em Austin, provavelmente custou \u00e0 Tesla cerca de US$ 900 milh\u00f5es (R$ 5, 049 bilh\u00f5es), estimou Mercer. E, ao contr\u00e1rio dos outros ve\u00edculos da empresa, como o sed\u00e3 Model 3 e o crossover Model Y, n\u00e3o parece que a Cybertruck compartilha custos de desenvolvimento e produ\u00e7\u00e3o com outros produtos da Tesla.<\/p>\n
\u201cEla tem alguma tecnologia comprovada que pode ser usada em outros modelos da empresa? N\u00e3o \u00e9 o caso\u201d, disse Mercer. \u201cA f\u00e1brica pode produzir outros ve\u00edculos com base nos investimentos feitos para a Cybertruck? N\u00e3o, n\u00e3o pode. Um ve\u00edculo de a\u00e7o inoxid\u00e1vel sem pintura simplesmente n\u00e3o tem uma aplica\u00e7\u00e3o ampla.\u201d<\/p>\n
Erros desde o in\u00edcio<\/h2>\n
Os maus press\u00e1gios estavam presentes desde o in\u00edcio. Na apresenta\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo em novembro de 2019, diante de f\u00e3s entusiasmados da Tesla em Los Angeles, uma demonstra\u00e7\u00e3o do supostamente inquebr\u00e1vel vidro \u201cblindado\u201d da Cybertruck por Musk e von Holzhausen saiu hilariamente errada quando uma bola de a\u00e7o lan\u00e7ada contra o ve\u00edculo estilha\u00e7ou a janela do lado do motorista duas vezes. \u201cOh, meu Deus do c\u00e9u\u201d, disse um constrangido Musk. \u201cVamos consertar isso na edi\u00e7\u00e3o.\u201d<\/p>\n
Depois veio o pre\u00e7o. Musk havia prometido que a vers\u00e3o b\u00e1sica do ve\u00edculo, com autonomia de 250 milhas, come\u00e7aria em US$ 39.900 (R$ 223.839). Ele errou por quase a metade. Atualmente, a vers\u00e3o b\u00e1sica da picape, teoricamente com pre\u00e7o inicial de US$ 72.490 (R$ 406.659), custa US$ 82.235 (R$ 461.337) antes de um cr\u00e9dito fiscal federal de US$ 7.500 (R$ 42.075), que o ex-presidente Trump prometeu eliminar. Ela promete at\u00e9 325 milhas de autonomia, desde que voc\u00ea n\u00e3o esteja rebocando nada ou dirigindo r\u00e1pido demais. A vers\u00e3o topo de linha \u201cCyberbeast\u201d custa US$ 105.735 (R$ 593.139) e \u00e9 cara demais para se qualificar para o cr\u00e9dito.<\/p>\n
Segundo o site de not\u00edcias automotivas Jalopnik, embora a Tesla n\u00e3o esteja fabricando a vers\u00e3o de entrada que Musk prometeu em 2019, a queda no valor de revenda tornou as Cybertrucks usadas consideravelmente mais acess\u00edveis. \u00c9 poss\u00edvel encontrar uma usada por menos de US$ 70 mil (R$ 392.700), supondo que voc\u00ea esteja confort\u00e1vel com o risco impl\u00edcito de vandalismo.<\/p>\n
No fim, Musk condenou a Cybertruck ao fracasso ao ignorar os motivos pelos quais as pessoas compram picapes, para transportar cargas e ter um bom desempenho em condi\u00e7\u00f5es off-road. O ve\u00edculo n\u00e3o \u00e9 competente em nenhuma dessas fun\u00e7\u00f5es, como foi amplamente documentado em cr\u00edticas devastadoras, um fluxo constante de v\u00eddeos de \u201cfalhas da Cybertruck.\u201d Para piorar o constrangimento, est\u00e1 surgindo um subg\u00eanero de v\u00eddeos mostrando Cybertrucks encalhadas sendo rebocadas por Ford F-150s ou GM Silverados.<\/p>\n
\u201cSe h\u00e1 algo que as Tr\u00eas Grandes de Detroit sabem fazer, \u00e9 fabricar picapes de grande porte para compradores extremamente fi\u00e9is\u201d, disse Mercer. \u201cMusk lan\u00e7ou a Cybertruck no segmento mais dif\u00edcil de conquistar.\u201d<\/p>\n