{"id":95392,"date":"2025-04-03T09:06:32","date_gmt":"2025-04-03T12:06:32","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/95392"},"modified":"2025-04-03T09:06:32","modified_gmt":"2025-04-03T12:06:32","slug":"tres-meses-depois-quem-entendeu-o-jogo-de-2026","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/95392","title":{"rendered":"Tr\u00eas meses depois: quem entendeu o jogo de 2026?"},"content":{"rendered":"
\n

O rel\u00f3gio eleitoral de 2026 j\u00e1 come\u00e7ou a contar, e os primeiros tr\u00eas meses de 2025 nos d\u00e3o pistas importantes sobre quem est\u00e1 realmente se preparando para jogar \u2014 e quem ainda est\u00e1 assistindo da arquibancada.<\/p>\n

Acompanhamos neste primeiro trimestre a evolu\u00e7\u00e3o das redes sociais dos principais pr\u00e9-candidatos \u00e0 Presid\u00eancia da Rep\u00fablica. A metodologia foi simples: dados coletados pelo FanpageKarma, uma ferramenta com teste gratuito que permite comparar o desempenho digital de perfis p\u00fablicos de maneira objetiva. Rea\u00e7\u00f5es, curtidas, coment\u00e1rios. Engajamento bruto, sem firula.<\/p>\n

E nesse cen\u00e1rio, algumas tend\u00eancias se destacam.<\/p>\n

Jair Bolsonaro come\u00e7ou o ano em alta, teve uma queda significativa em fevereiro, mas retomou f\u00f4lego em mar\u00e7o. Luiz In\u00e1cio Lula da Silva, por sua vez, tamb\u00e9m se recuperou no m\u00eas passado e voltou \u00e0 casa dos 9 milh\u00f5es de intera\u00e7\u00f5es mensais \u2014 patamar semelhante ao de janeiro. Mas quem realmente deu um salto foi Tarc\u00edsio Gomes de Freitas, governador de S\u00e3o Paulo, que apresentou a evolu\u00e7\u00e3o mais expressiva desde o in\u00edcio do ano.<\/p>\n

Evolu\u00e7\u00e3o do n\u00famero de rea\u00e7\u00f5es, curtidas e coment\u00e1rios no Instagram oficial de cada pr\u00e9-candidato<\/strong>:<\/p>\n

\"\"<\/figure>\n

No outro extremo do ranking, Pablo Mar\u00e7al teve a maior queda proporcional entre janeiro e mar\u00e7o. Mas \u00e9 justamente a\u00ed que o dado come\u00e7a a enganar quem olha s\u00f3 os gr\u00e1ficos.<\/p>\n

Zema, Caiado e Ratinho Junior seguem ali na faixa dos 1,5 milh\u00e3o de engajamentos\/m\u00eas \u2014 e raramente saem dela. J\u00e1 Lula e Tarc\u00edsio, quando observamos os percentuais relativos ao engajamento total entre todos os perfis analisados, mostram uma trajet\u00f3ria de crescimento consolidada. Lula assume a vice-lideran\u00e7a em mar\u00e7o, muito provavelmente fruto de uma nova fase na comunica\u00e7\u00e3o digital do governo, enquanto Tarc\u00edsio encosta em Eduardo Bolsonaro.<\/p>\n

Evolu\u00e7\u00e3o do share de rea\u00e7\u00f5es nos instagrams dos pr\u00e9-candidatos a presidente<\/strong>:<\/p>\n

\"\"<\/figure>\n

Mas quem entendeu o jogo de 2026 n\u00e3o est\u00e1 olhando s\u00f3 pra engajamento.<\/p>\n

Pablo Mar\u00e7al, apesar da queda nos n\u00fameros brutos, \u00e9 hoje quem tem o p\u00fablico mais recorrente nos canais. \u00c9 tamb\u00e9m, ao lado de Ratinho Junior, quem posta com mais frequ\u00eancia. A diferen\u00e7a \u00e9 que Mar\u00e7al n\u00e3o est\u00e1 apenas postando \u2014 est\u00e1 construindo. Enquanto os outros pr\u00e9-candidatos seguem tateando o que fazer com suas redes, ele j\u00e1 criou uma estrutura de comunica\u00e7\u00e3o direta que funciona em paralelo e, muitas vezes, melhor que as plataformas tradicionais.<\/p>\n

Lives di\u00e1rias \u00e0s 4h59 da manh\u00e3 com alta m\u00e9dia de p\u00fablico, rede de distribui\u00e7\u00e3o organizada via WhatsApp, produ\u00e7\u00e3o cont\u00ednua de conte\u00fado pensado para manter a base aquecida \u2014 e n\u00e3o apenas para gerar alcance superficial. Essa \u00e9 a diferen\u00e7a entre ter seguidor e ter comunidade.<\/p>\n

\u00c9 improv\u00e1vel que vejamos mudan\u00e7as bruscas nos pr\u00f3ximos meses em termos de engajamento bruto. A maioria dos pr\u00e9-candidatos j\u00e1 tem boas redes, bom conte\u00fado, p\u00fablicos bem definidos. A disputa agora \u00e9 outra: entender que o jogo n\u00e3o se ganha com o melhor post do dia, mas com a constru\u00e7\u00e3o de canais pr\u00f3prios, de rotinas digitais s\u00f3lidas e de presen\u00e7a frequente \u2014 n\u00e3o s\u00f3 vis\u00edvel, mas percebida.<\/p>\n

Enquanto uns ainda brigam por like, Mar\u00e7al segue construindo uma estrutura de campanha digital com a naturalidade de quem entendeu que, em 2026, o jogo ser\u00e1 jogado em outro campo.<\/p>\n

E, por enquanto, ele est\u00e1 jogando praticamente sozinho.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O rel\u00f3gio eleitoral de 2026 j\u00e1 come\u00e7ou a contar, e os primeiros tr\u00eas meses de 2025 nos d\u00e3o pistas importantes sobre quem est\u00e1 realmente se preparando para jogar \u2014 e quem ainda est\u00e1 assistindo da arquibancada. Acompanhamos neste primeiro trimestre a evolu\u00e7\u00e3o das redes sociais dos principais pr\u00e9-candidatos \u00e0 Presid\u00eancia… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-95392","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/95392","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=95392"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/95392\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=95392"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=95392"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=95392"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}