{"id":45133,"date":"2024-09-15T06:26:34","date_gmt":"2024-09-15T09:26:34","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/45133"},"modified":"2024-09-15T06:26:34","modified_gmt":"2024-09-15T09:26:34","slug":"os-10-criadores-de-series-de-tv-mais-bem-pagos-de-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/45133","title":{"rendered":"Os 10 criadores de s\u00e9ries de TV mais bem pagos de 2024"},"content":{"rendered":"
\n
Forbes, a mais conceituada revista de neg\u00f3cios e economia do mundo.<\/p>\n
<\/p>\n
Ilustra\u00e7\u00e3o: Alex Castro\/Forbes<\/div>\n
Shonda Rimes, produtora de \u201cGrey\u2019s Anatomy\u201d e \u201cBridgerton\u201d \u00e9 a \u00fanica mulher entre os criadores de s\u00e9ries de TV mais bem pagos<\/p>\n<\/div>\n
\u201cO dinheiro para os iates acabou\u201d, afirma um gerente de entretenimento veterano sobre os acordos que os principais produtores de TV recebem atualmente. H\u00e1 cinco anos, no auge da chamada \u201cguerra do streaming\u201d<\/strong>, est\u00fadios e empresas de tecnologia, impulsionados por baixas taxas de juros e o otimismo em Wall Street, estavam travados em uma corrida fren\u00e9tica por crescimento de assinantes \u2014 aparentemente a qualquer custo.<\/p>\n
O n\u00famero de programas roteirizados na TV aberta e no streaming durante este per\u00edodo superou a casa dos 500 pela primeira vez na hist\u00f3ria. Para aqueles criadores cujo conte\u00fado alcan\u00e7ava a popularidade \u201cde massa\u201d, os valores dos contratos eram recheados de zeros. Pelo menos uma d\u00fazia de showrunners assinou contratos de nove d\u00edgitos durante essa fase, e outros tantos garantiram mais de US$ 50 milh\u00f5es (R$ 280 milh\u00f5es) em contratos de quatro ou cinco anos.<\/p>\n
\n
\n
Veja quem s\u00e3o os 10 produtores de s\u00e9ries de TV mais bem pagos de 2024<\/h3>\n<\/li>\n<\/ul>\n
\n
\n
\n
Agora, com a maioria desses acordos j\u00e1 vencidos ou prestes a terminar nos pr\u00f3ximos meses, esses mesmos criadores encaram um cen\u00e1rio televisivo muito diferente. Os efeitos da pandemia, duas greves em Hollywood e cortes de custos corporativos generalizados \u2014 sem contar a falta de sucessos de alguns deles \u2014 derrubaram o mercado para novos contratos, pedidos de novos programas e acordos de licenciamento.<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
Para os vencedores do Emmy de 2024, que acontece neste domingo (15), ser\u00e3o os trof\u00e9us dourados, e n\u00e3o os pagamentos exorbitantes, que representar\u00e3o o grande pr\u00eamio no final do tapete vermelho.<\/p>\n
Leia tamb\u00e9m<\/h2>\n
\n
\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tForbes Tech\t<\/div>\n
\n
\t\t\tAs 10 melhores s\u00e9ries de 2024 at\u00e9 agora \n\t<\/h3>\n<\/div>\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tForbes Tech\t<\/div>\n
\n
\t\t\tGeorge R.R. Martin diz que mudan\u00e7as em House Of The Dragon foram “t\u00f3xicas” \n\t<\/h3>\n<\/div>\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tEscolhas do editor\t<\/div>\n
\n
\t\t\tConfira os principais lan\u00e7amentos da Netflix em setembro \n\t<\/h3>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
Ainda assim, h\u00e1 alguns produtores-criadores (os chamados \u201cshowrunners\u201d) cujos ganhos desafiam a l\u00f3gica. A gera\u00e7\u00e3o mais antiga deles possui uma porcentagem dos mais de US$ 100 milh\u00f5es (R$ 560 milh\u00f5es) em lucros gerados anualmente por mega-hits como \u201cOs Simpsons\u201d e \u201cThe Big Bang Theory\u201d.<\/p>\n
Ganhos de mais de R$ 500 milh\u00f5es<\/h2>\n
Entre os showrunners mais bem pagos da TV em 2024, cinco faturaram mais de US$ 100 milh\u00f5es (R$ 557 milh\u00f5es) nos \u00faltimos 12 meses. Isso mesmo ap\u00f3s pagar comiss\u00f5es a agentes, empres\u00e1rios e advogados. Matt Stone e Trey Parker, de \u201cSouth Park\u201d, Tyler Perry, o superprodutor da BET, Dick Wolf, de \u201cLaw & Order\u201d, James L. Brooks e Matt Groening, de \u201cOs Simpsons\u201d, e Chuck Lorre, de \u201cThe Big Bang Theory\u201d, s\u00e3o respons\u00e1veis por mais da metade dos US$ 1,2 bilh\u00e3o (R$ 6,52 bilh\u00f5es) arrecadados pelos 20 principais showrunners.<\/p>\n
A disparidade seria ainda maior com a inclus\u00e3o dos produtores de Friends, Kevin Bright, Marta Kauffman e David Crane, mas a elegibilidade foi restrita a showrunners que tiveram um programa novo no ar no \u00faltimo ano<\/strong>.<\/p>\n
Como a participa\u00e7\u00e3o nos lucros tradicionais e a sindicaliza\u00e7\u00e3o foram praticamente eliminadas na era do streaming, e o n\u00famero de epis\u00f3dios produzidos por s\u00e9rie diminuiu drasticamente, h\u00e1 pouco potencial para o sucesso astron\u00f4mico que as gera\u00e7\u00f5es anteriores de produtores desfrutaram.<\/p>\n
Para justificar seu valor cont\u00ednuo para est\u00fadios e plataformas, os showrunners de hoje se tornaram algo pr\u00f3ximo a chefes de pequenos est\u00fadios, supervisionando um universo de s\u00e9ries e projetos para uma plataforma.<\/p>\n
Produtores t\u00e3o lucrativos como Taylor Sheridan, de \u201cYellowstone\u201d, ou Ryan Murphy, de \u201cAmerican Horror Story\u201d, ainda conseguem garantir grandes quantias. Eles s\u00e3o como \u201cpadrinhos\u201d, generosamente pagos em qualquer projeto com o qual estejam associados, independentemente do n\u00edvel de envolvimento. \u00c9 por isso que, entre os 20 principais showrunners, apenas tr\u00eas t\u00eam menos de 50 anos \u2014 Michael Schur (48), de \u201cParks and Recreation\u201d, Lisa Joy (47) e Jonathan Nolan (48), ambos de \u201cWestworld\u201d \u2014, enquanto cinco t\u00eam mais de 70.<\/p>\n
Para a nova gera\u00e7\u00e3o de showrunners, que est\u00e1 amadurecendo nesse novo ambiente televisivo e muitas vezes ainda est\u00e1 em sua primeira s\u00e9rie de sucesso, os acordos gerais raramente ultrapassam US$ 10 milh\u00f5es (R$ 56 milh\u00f5es), com as taxas por epis\u00f3dio descontadas desse total. Esse novo grupo, geralmente mais diverso em termos de ra\u00e7a, g\u00eanero e orienta\u00e7\u00e3o sexual, tem poucas chances de alcan\u00e7ar o patamar mais alto de ganhos em um futuro pr\u00f3ximo.<\/p>\n
Ainda assim, as fortunas mudam rapidamente em Hollywood, e o Emmy deste fim de semana representa um grande passo para transformar esses novos talentos em superprodutores do futuro. A seguir est\u00e3o os showrunners que lideram o caminho.<\/p>\n
Os 10 produtores de s\u00e9ries de TV mais bem pagos de 2024<\/h2>\n
\n \n \n \n \n \n \n \n \n<\/p>\n
Confira a lista completa aqui<\/strong>.<\/p>\n
Metodologia<\/h2>\n
As estimativas foram calculadas por meio de entrevistas com agentes, advogados, empres\u00e1rios, executivos e especialistas da ind\u00fastria, al\u00e9m de fontes de dados como o IMDBPro. Os valores representam ganhos l\u00edquidos para o per\u00edodo de 1\u00ba de setembro de 2023 a 1\u00ba de setembro de 2024 \u2014 sem as taxas de representa\u00e7\u00e3o (10% para agentes, 10% para gerentes e 5% para advogados) \u2014 de acordo com o padr\u00e3o da ind\u00fastria, a menos que informado de outra forma. Muitos showrunners n\u00e3o t\u00eam todos os tr\u00eas ou compensam seus representantes com lucros por obra.<\/p>\n
Apenas showrunners que tiveram pelo menos um programa no ar durante os \u00faltimos 12 meses foram considerados, no entanto, os showrunners eleg\u00edveis foram creditados por toda a receita de projetos passados e presentes, incluindo tanto programas de TV quanto filmes.<\/p>\n
Os rankings incluem apenas ganhos relacionados ao entretenimento \u2014 escrita, atua\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o, dire\u00e7\u00e3o, etc., e n\u00e3o quaisquer empreendimentos empreendedores ou outros.<\/p>\n
\n
\n
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais not\u00edcias sobre neg\u00f3cios, carreira, tecnologia e estilo de vida<\/h4>\n<\/li>\n<\/ul>\n
Escolhas do editor<\/h2>\n
\n
\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tCarreira\t<\/div>\n
\n
\t\t\t‘Emily em Paris’ traz li\u00e7\u00f5es que podem transformar sua carreira \n\t<\/h3>\n<\/div>\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tEscolhas do editor\t<\/div>\n
\n
\t\t\t1 bilh\u00e3o de anos em 2 minutos: v\u00eddeo mostra a evolu\u00e7\u00e3o dos continentes \n\t<\/h3>\n<\/div>\n
\n\n\t\t \n\t<\/figure>\n
\n\t\tEscolhas do editor\t<\/div>\n
\n
\t\t\tO que \u00e9 preciso para morar no pa\u00eds mais feliz do mundo \n\t<\/h3>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
O post Os 10 criadores de s\u00e9ries de TV mais bem pagos de 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"