{"id":44707,"date":"2024-09-13T11:16:34","date_gmt":"2024-09-13T14:16:34","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/44707"},"modified":"2024-09-13T11:16:34","modified_gmt":"2024-09-13T14:16:34","slug":"apenas-2-dos-brasileiros-nao-usam-pix-diz-pesquisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/44707","title":{"rendered":"Apenas 2% dos brasileiros n\u00e3o usam Pix, diz pesquisa"},"content":{"rendered":"
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Em mais um estudo para entender o comportamento dos brasileiros com rela\u00e7\u00e3o aos meios de pagamento dispon\u00edveis no Pa\u00eds, a Fiserv destaca que apenas 2% dos brasileiros entrevistados declaram que n\u00e3o fazem pagamentos via Pix \u2013 mais da metade deles, por receio de fraude, e 21%, por n\u00e3o saberem como fazer a opera\u00e7\u00e3o. A pesquisa\u00a0\u201cFiserv Insights \u2013 Pix e as Novas Modalidades Sob a \u00d3tica do Cliente\u201d\u00a0ainda retrata que do total de respondentes que n\u00e3o utilizam, 46% j\u00e1 precisaram pedir a algum amigo ou familiar que fizesse um Pix por eles para ter acesso a algum produto e servi\u00e7o e 21% afirmaram que a impossibilidade de fazer um Pix faz com que se sintam socialmente exclu\u00eddos ou ultrapassados.\u00a0<\/p>\n

\u201cMesmo com o baixo percentual de n\u00e3o usu\u00e1rios, identificamos uma oportunidade para que as institui\u00e7\u00f5es financeiras melhorem o conhecimento sobre o Pix por meio de a\u00e7\u00f5es educativas. Afinal, contribuir com a disponibiliza\u00e7\u00e3o do Pix tamb\u00e9m \u00e9 colaborar para a inclus\u00e3o financeira dos brasileiros e a democratiza\u00e7\u00e3o do poder de compra\u201d, afirma Rodrigo Climaco, vice-presidente de Desenvolvimento de Neg\u00f3cios da Fiserv no Brasil.<\/p>\n

Somando mais de 775 milh\u00f5es de transa\u00e7\u00f5es Pix (P2B) em 2023, que movimentaram R$ 71 bilh\u00f5es, a Fiserv ressalta que, de acordo com a pesquisa: falhas na conex\u00e3o para efetivar uma transa\u00e7\u00e3o Pix ou a demora no processamento, que \u00e9 quando o estabelecimento n\u00e3o consegue comprovar que o consumidor realmente fez o pagamento \u00e9 um ponto desfavor\u00e1vel tanto para o varejista quanto para a experi\u00eancia do cliente.<\/p>\n

Nem todos os entrevistados j\u00e1 passaram por isso, mas a demora nas transa\u00e7\u00f5es e a falha na conclus\u00e3o das transa\u00e7\u00f5es s\u00e3o dois dos motivos para a desist\u00eancia da compra ou mesmo do uso do Pix no dia a dia, com 19% e 18%, respectivamente, das respostas. O levantamento mostra que 29% j\u00e1 vivenciaram a demora de confirma\u00e7\u00e3o do pagamento pelo menos uma vez, enquanto 13% j\u00e1 passaram pela experi\u00eancia v\u00e1rias vezes. Nesse caso, 84% precisaram mostrar o comprovante de pagamento a pedido do vendedor, uma situa\u00e7\u00e3o considerada constrangedora \u2013 tanto que 14% reclamariam na ger\u00eancia do estabelecimento, enquanto 16% optariam por outro meio de pagamento.\u00a0\u00a0<\/p>\n

Como afeta a experi\u00eancia do consumidor?<\/strong><\/p>\n

Para 57% dos entrevistados, o fato de precisar mostrar o comprovante de pagamento a pedido do vendedor n\u00e3o mudou seus h\u00e1bitos em rela\u00e7\u00e3o a frequentar a loja ou utilizar o Pix, mas 14% deixariam de fazer transa\u00e7\u00f5es Pix na loja em quest\u00e3o ou pelo banco em espec\u00edfico (11%).<\/p>\n

Mesmo entre os que n\u00e3o vivenciaram a experi\u00eancia de mostrar o comprovante, 42% acreditam que a responsabilidade seja do banco, enquanto 34% acreditam que o problema est\u00e1 no sistema da loja. Outros relacionam a responsabilidade \u00e0 internet (13%), a si mesmo (5%) e, por \u00faltimo, ao vendedor (2%). \u201cNossas solu\u00e7\u00f5es de Pix, incluindo a Conta de Pix da Fiserv, ajudam o varejista nessas situa\u00e7\u00f5es pois, al\u00e9m da alta disponibilidade e lat\u00eancia \u2013 evitando falhas e demora de conex\u00e3o \u2013, tamb\u00e9m d\u00e3o acesso ao vendedor a relat\u00f3rios de vendas em tempo real, trazendo as informa\u00e7\u00f5es sobre o pagamento sem que ele tenha de recorrer ao departamento financeiro, agilizando o processo\u201d, complementa Climaco.\u00a0<\/p>\n

Entre os consumidores que participaram do estudo, 64% abandonariam o Pix caso a institui\u00e7\u00e3o financeira decidisse cobrar uma taxa por seu uso \u2013 algo que, por enquanto, o Banco Central (BC) descarta. Tamb\u00e9m aparecem como motivos principais para parar de usar o Pix o medo de sofrer um golpe (38%), perder a confian\u00e7a no processo (37%) ou a impossibilidade de ter seu dinheiro estornado em uma compra malsucedida (32%). O executivo complementa que, se a oferta de Pix estiver integrada a uma solu\u00e7\u00e3o de pagamentos robusta, alinhada aos padr\u00f5es internacionais de seguran\u00e7a, a chance desse tipo de situa\u00e7\u00e3o ocorrer dentro de um estabelecimento comercial \u00e9 nula.<\/p>\n

De qualquer maneira, mesmo entre quem usa Pix, o fato de ter de tirar o celular do bolso e se conectar ao aplicativo do banco para fazer a opera\u00e7\u00e3o no varejo f\u00edsico \u00e9 motivo para deixar de usar o Pix para 27% dos respondentes.<\/p>\n

Principais usos do Pix e o anseio pelas novas modalidades<\/strong><\/p>\n

Um dado curioso apontado \u00e9 o de que o Pix j\u00e1 \u00e9 um aliado dos consumidores na hora de pagar os boletos \u2013 76% j\u00e1 usam para pagar as faturas de \u00e1gua, luz e outros gastos mensais. O item s\u00f3 fica atr\u00e1s da transfer\u00eancia de valores a amigos e familiares (88%), mas supera o pagamento de servi\u00e7os como diarista e bab\u00e1, por exemplo (68%).\u00a0<\/p>\n

No quesito compras, 76% j\u00e1 utilizaram o meio de pagamento em estabelecimentos comerciais f\u00edsicos. Analisando por setor, em todos os ambientes de uso online ou f\u00edsico, o Pix \u00e9 usado principalmente em supermercados (63%), restaurantes (60%), farm\u00e1cias (58%), marketplaces (50%), apps de delivery (46%), no ato da entrega do delivery (43%) e plataformas de servi\u00e7os online como streaming, jogos e cursos (34%). O meio de pagamento \u00e9 utilizado diariamente por 21% dos entrevistados, de tr\u00eas a seis vezes por semana por 20%, e de uma a duas vezes, por 22%.<\/p>\n

Mesmo com o receio de fraudes, 64% acreditam que o Pix \u00e9 uma transa\u00e7\u00e3o muito segura. Os tipos mais utilizados s\u00e3o Pix Cobran\u00e7a tradicional (77%), seguido pelo Pix Programado (24%) e Pix Parcelado (19%, apesar de n\u00e3o ser uma solu\u00e7\u00e3o oficialmente lan\u00e7ada pelo BC) \u2013 5% j\u00e1 usaram o Pix no exterior. As interfaces mais usadas para as transa\u00e7\u00f5es s\u00e3o chave Pix (94%), QR Code (60%) e via link Copia e Cola (49%).<\/p>\n

Desenvolvida pela Opinion Box e com o apoio da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Tecnologia para o Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os (AFRAC), \u201cFiserv Insights \u2013 Experi\u00eancias com Pix\u201d entrevistou 2.020 participantes do Painel do Consumidor Opinion Box; homens e mulheres acima dos 16 anos, de todos os n\u00edveis socioecon\u00f4micos, e bancarizados. O question\u00e1rio foi aplicado entre 4 e 26 de junho.<\/p>\n

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