{"id":42386,"date":"2024-09-02T12:51:44","date_gmt":"2024-09-02T15:51:44","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/42386"},"modified":"2024-09-02T12:51:44","modified_gmt":"2024-09-02T15:51:44","slug":"plataformas-de-venda-exigem-atencao-a-experiencia-do-cliente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/42386","title":{"rendered":"Plataformas de venda exigem aten\u00e7\u00e3o \u00e0 experi\u00eancia do cliente"},"content":{"rendered":"
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A capacidade de vender online tem se mostrado crucial para o sucesso de v\u00e1rias empresas, podendo levar um neg\u00f3cio a novos patamares. O com\u00e9rcio eletr\u00f4nico j\u00e1 n\u00e3o \u00e9 apenas uma op\u00e7\u00e3o, mas uma necessidade, visto que \u00e9 como se a porta do estabelecimento estivesse aberta para os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dados publicados pela Forbes Advisor indicam que somente neste ano 20% das compras no varejo ser\u00e3o realizadas no ambiente virtual \u2013 o que transforma a experi\u00eancia do cliente no grande foco para que esses n\u00fameros continuem subindo.<\/p>\n

Ao final de 2024, o mercado global de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico deve totalizar cerca de US$ 7 trilh\u00f5es. Desde pequenas lojas at\u00e9 grandes marcas t\u00eam investido no mundo virtual, seja por meio de um e-commerce pr\u00f3prio ou utilizando plataformas de vendas j\u00e1 consolidadas (marketplace). Ainda segundo a Forbes, o motivo mais comum pelo qual os compradores online abandonam seus carrinhos \u00e9 por causa de custos adicionais, como frete, impostos e taxas (47%). J\u00e1 a lentid\u00e3o na entrega \u00e9 motivo de desist\u00eancia para 24% dos clientes. Diante disso, o varejo online ainda imp\u00f5e muitos desafios \u00e0s empresas, como definir a melhor estrat\u00e9gia de vendas online para aumentar a receita.<\/p>\n

De acordo com Luiz Claudio Ramalho, da Imagem Consultoria, as empresas que n\u00e3o investem em uma presen\u00e7a online robusta est\u00e3o ficando para tr\u00e1s. Ter um e-commerce pr\u00f3prio ou vender em plataformas consagradas n\u00e3o \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de escolha, mas de sobreviv\u00eancia no mercado competitivo. \u201cCom um site pr\u00f3prio, a empresa tem total controle sobre o layout, as funcionalidades e a experi\u00eancia do usu\u00e1rio. Isso permite criar uma identidade visual \u00fanica, alinhada com os valores e a proposta da marca. No entanto, administrar um e-commerce pr\u00f3prio n\u00e3o \u00e9 tarefa f\u00e1cil\u201d, diz o consultor \u2013 chamando aten\u00e7\u00e3o para os investimentos que isso requer, como empregar recursos em tecnologia, seguran\u00e7a, log\u00edstica e marketing.<\/p>\n

Ramalho afirma que o sucesso das vendas em e-commerce pr\u00f3prio tamb\u00e9m depende da capacidade da empresa em atrair tr\u00e1fego qualificado para o site e converter visitantes em clientes. \u201cEsse \u00e9 o grande desafio que tem levado muitas marcas a buscar visibilidade nas plataformas de vendas j\u00e1 consolidadas, como Mercado Livre, Amazon e Shopee. Esses marketplaces oferecem uma s\u00e9rie de vantagens que podem ser decisivas para muitas empresas, como infraestrutura de tecnologia, pagamento e seguran\u00e7a\u201d. Mas, segundo o consultor, mesmo parecendo um processo simples e intuitivo, n\u00e3o basta cadastrar os produtos na plataforma e come\u00e7ar a vender bem. \u201cH\u00e1 toda uma complexidade que deve ser levada em conta em cada plataforma de vendas\u201d.<\/p>\n

Para o especialista em neg\u00f3cios, que atua h\u00e1 18 anos prestando consultoria comercial e financeira para pequenas e m\u00e9dias empresas, o segredo para se vender bem online \u00e9 atender \u00e0s especifica\u00e7\u00f5es de cada marketplace, seja em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 estrutura dos an\u00fancios, \u00e0 qualidade dos textos e das imagens, ao tempo de resposta em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s d\u00favidas dos internautas, e at\u00e9 mesmo ao cumprimento do prazo de entrega e facilidades na devolu\u00e7\u00e3o de produtos. \u201cEsses marketplaces valorizam muito a reputa\u00e7\u00e3o e buscam fidelizar um n\u00famero cada vez maior de clientes atrav\u00e9s de uma boa experi\u00eancia. S\u00f3 assim as pessoas far\u00e3o da compra online um h\u00e1bito seguro e conveniente, podendo ser uma influ\u00eancia positiva para outros compradores\u201d.\u00a0<\/p>\n

Empresas que ainda n\u00e3o se decidiram se investem no e-commerce pr\u00f3prio, se migram seus produtos para marketplaces confi\u00e1veis ou se investem nos dois m\u00e9todos de vendas online, podem se beneficiar com as cinco vantagens principais oferecidas pelos marketplaces<\/strong> listadas por Luiz Claudio Ramalho e que podem servir, tamb\u00e9m, para melhorar as vendas atrav\u00e9s do site da marca:<\/p>\n

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  1. Alcance ampliado<\/strong>: \u201cEssas plataformas j\u00e1 possuem uma enorme base de usu\u00e1rios ativos. Isso significa que a empresa n\u00e3o precisa investir tanto em marketing para atrair clientes. Mat\u00e9ria divulgada recentemente no Estad\u00e3o (assinantes) revela que o Mercado Livre recebe\u00a0247,9 milh\u00f5es de visitas mensais (29,59%), seguido pela Amazon com 172,2 milh\u00f5es (20,54%). Shopee, Magalu e AliExpress completam a lista dos Top5\u201d.<\/li>\n<\/ol>\n
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    1. Confian\u00e7a e reputa\u00e7\u00e3o<\/strong>: \u201cAs grandes plataformas j\u00e1 possuem credibilidade no mercado. Os consumidores se sentem seguros comprando em ambientes que conhecem e confiam. O papel da marca, nesse sentido, \u00e9 atender \u00e0s exig\u00eancias feitas por cada um dos marketplaces, inclusive adotando o EAN ou GTIN, que \u00e9 sequ\u00eancia num\u00e9rica que faz parte do c\u00f3digo de barras universal de um produto, identificando fabricante, pa\u00eds de origem, modelo do produto etc.\u201d.<\/li>\n<\/ol>\n
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      1. Infraestrutura de pagamento e log\u00edstica<\/strong>: \u201cMuitas plataformas oferecem solu\u00e7\u00f5es integradas de pagamento e entrega, facilitando o processo para o vendedor e o comprador. Seja como for, as plataformas de vendas disponibilizam v\u00e1rios meios de pagamento para facilitar a vida do consumidor\u201d.<\/li>\n<\/ol>\n
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        1. SEO e visibilidade<\/strong>: \u201cOs marketplaces investem pesadamente em SEO (Search Engine Optimization), garantindo que seus produtos apare\u00e7am nas primeiras posi\u00e7\u00f5es de buscas org\u00e2nicas. Para um e-commerce pr\u00f3prio atingir esses resultados seria necess\u00e1rio um investimento muitas vezes invi\u00e1vel para grande parte das empresas\u201d.<\/li>\n<\/ol>\n
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          1. Analytics e relat\u00f3rios<\/strong>: \u201cA equipe comercial tem acesso a dados detalhados sobre suas vendas, ajudando a ajustar suas estrat\u00e9gias e reformular campanhas de marketing\u201d.<\/li>\n<\/ol>\n

            Apesar das vantagens, vender em plataformas consagradas n\u00e3o \u00e9 algo isento de desafios. \u201cCada uma dessas plataformas possui suas pr\u00f3prias regras, algoritmos e exig\u00eancias, que mudam constantemente. Saber como se destacar em um ambiente t\u00e3o competitivo requer n\u00e3o apenas conhecimento t\u00e9cnico, mas tamb\u00e9m uma estrat\u00e9gia bem elaborada\u201d, afirma Ramalho \u2013 que recomenda \u00e0s empresas formar uma equipe interna ou investir numa consultoria qualificada para ajudar a entender melhor seu p\u00fablico-alvo, otimizando a experi\u00eancia de compra e aumentando a taxa de convers\u00e3o.<\/p>\n

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