{"id":41022,"date":"2024-08-28T09:17:17","date_gmt":"2024-08-28T12:17:17","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/41022"},"modified":"2024-08-28T09:17:17","modified_gmt":"2024-08-28T12:17:17","slug":"como-a-neurociencia-pode-revolucionar-a-comunicacao-interna-nas-empresas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agencia6.jornalfloripa.com.br\/agencia6\/41022","title":{"rendered":"Como a neuroci\u00eancia pode revolucionar a comunica\u00e7\u00e3o interna nas empresas"},"content":{"rendered":"
Por\u00a0Cleide Cavalcante, gerente de comunica\u00e7\u00e3o da\u00a0Progic.<\/em><\/strong><\/p>\n Como gerente de uma organiza\u00e7\u00e3o que trabalha com comunica\u00e7\u00e3o interna, \u00e9 importante entender como o c\u00e9rebro humano processa mensagens para otimizar o engajamento nas empresas. A neuroci\u00eancia oferece insights valiosos sobre como as pessoas recebem, interpretam e respondem \u00e0s informa\u00e7\u00f5es, o que pode ser um diferencial significativo na efic\u00e1cia das nossas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A neuroci\u00eancia da comunica\u00e7\u00e3o estuda os processos cerebrais envolvidos na recep\u00e7\u00e3o e interpreta\u00e7\u00e3o de mensagens. Segundo o Dr. John Medina, autor do livro Brain Rules, \u201cO c\u00e9rebro n\u00e3o presta aten\u00e7\u00e3o a coisas chatas\u201d, isso significa que, para capturar a aten\u00e7\u00e3o dos colaboradores, as mensagens precisam ser envolventes e relevantes.<\/p>\n Um estudo publicado na Harvard Business Review por Paul J. Zak, neurocientista e autor de Trust Factor: The Science of Creating High-Performance Companies, revela que hist\u00f3rias emocionantes aumentam a produ\u00e7\u00e3o de oxitocina, um horm\u00f4nio que promove a empatia e a confian\u00e7a. Em uma entrevista \u00e0 Harvard Business Review, Zak disse que \u201chist\u00f3rias que evocam emo\u00e7\u00f5es positivas podem aumentar a confian\u00e7a e a coopera\u00e7\u00e3o entre os membros da equipe\u201d.<\/p>\n A neuroci\u00eancia tamb\u00e9m destaca a import\u00e2ncia do contexto e da personaliza\u00e7\u00e3o. Em uma entrevista \u00e0 Forbes, a Dra. Carmen Simon, autora de Impossible to Ignore, disse que \u201ccontextualizar a informa\u00e7\u00e3o de acordo com as experi\u00eancias e expectativas dos colaboradores aumenta a relev\u00e2ncia e a reten\u00e7\u00e3o da mensagem\u201d. Ela enfatiza que \u201cmensagens personalizadas s\u00e3o mais eficazes porque ressoam com as experi\u00eancias individuais\u201d. Uma estrat\u00e9gia que funciona muito bem, para exemplificar, s\u00e3o as campanhas feitas, voltadas para o colaborador, por meio das editorias colaborativas.<\/p>\n Compreender esses princ\u00edpios neurocient\u00edficos pode transformar a comunica\u00e7\u00e3o interna nas empresas. Ao aplicar esses conhecimentos, podemos criar mensagens mais eficazes, que n\u00e3o apenas informam, mas tamb\u00e9m engajam e motivam os colaboradores.<\/p>\n Dentre as contribui\u00e7\u00f5es da neuroci\u00eancia para a comunica\u00e7\u00e3o interna, podemos citar: <\/p>\n Engajamento e mem\u00f3ria: estrat\u00e9gias para capturar e reter a aten\u00e7\u00e3o dos colaboradores<\/strong><\/p>\n Mensagens envolventes e relevantes s\u00e3o fundamentais para capturar a aten\u00e7\u00e3o dos colaboradores. Para manter esse engajamento, \u00e9 essencial utilizar repeti\u00e7\u00e3o e consist\u00eancia, uma t\u00e9cnica comprovada por Benedict Carey em \u201cHow We Learn\u201d, que melhora a reten\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es. A visualiza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m desempenha um papel crucial, pois imagens e gr\u00e1ficos auxiliam na memoriza\u00e7\u00e3o e compreens\u00e3o dos conte\u00fados. Al\u00e9m disso, um ambiente de trabalho positivo e uma cultura organizacional forte podem influenciar a receptividade das mensagens, tornando-as mais eficazes.<\/p>\n Emo\u00e7\u00e3o, empatia e personaliza\u00e7\u00e3o: criando conex\u00f5es significativas com as mensagens<\/strong><\/p>\n Hist\u00f3rias emocionantes aumentam a produ\u00e7\u00e3o de oxitocina, promovendo empatia e confian\u00e7a. Mensagens contextualizadas e personalizadas s\u00e3o mais eficazes. Dentro desse contexto, o feedback cont\u00ednuo e a interatividade n\u00e3o s\u00f3 aumentam o engajamento, mas tamb\u00e9m melhoram a reten\u00e7\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es. Al\u00e9m disso, a utiliza\u00e7\u00e3o de tecnologias avan\u00e7adas, como a TV Corporativa, permite a dissemina\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es de maneira din\u00e2mica e envolvente, facilitando a cria\u00e7\u00e3o de conex\u00f5es significativas com os colaboradores.<\/p>\n Ao integrar esses princ\u00edpios da neuroci\u00eancia nas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o interna, \u00e9 poss\u00edvel n\u00e3o apenas melhorar a efic\u00e1cia das mensagens, mas tamb\u00e9m fortalecer a cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.<\/p>\n O post Como a neuroci\u00eancia pode revolucionar a comunica\u00e7\u00e3o interna nas empresas apareceu primeiro em Economia SC.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Por\u00a0Cleide Cavalcante, gerente de comunica\u00e7\u00e3o da\u00a0Progic. 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