Turismo de verão em SC cresce e estado se torna o 5º maior portão de entrada de estrangeiros

O setor turístico está sempre atento às datas. São férias escolares, alta temporada e carnaval, tudo isso movimentando o turismo de Santa Catarina durante o verão. No período de dezembro até fevereiro, o setor teve um aumento de 20% na receita.

Um levantamento feito pela Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina -, mostrou que o estado atingiu um marco histórico em janeiro, ultrapassando a marca de R$4 bilhões.

Do litoral à serra, entidades lideradas pela Fecomércio apostam no turismo social e na capacitação profissional para desenvolver regiões e atrair visitantes internacionais – Foto: Divulgação/ND

SC é portão de entrada para estrangeiros

Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre.

O perfil dos turistas também teve mudança. De acordo com a pesquisa, a idade média dos visitantes, ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.

Os números da temporada de verão 2023/2024 mostram ainda que os argentinos continuam sendo os turistas estrangeiros que mais visitam o estado. Dos 17,3% de estrangeiros, os “hermanos” representam 11,3%.

Depois, vêm os uruguaios, com 2%, seguidos de paraguaios e chilenos, ambos com 1,7%.

Turismo de verão em SC cresce

A dona de casa Mabel Pellerjo, 63 anos, veio de Cerro Largo numa excursão com mais de 30 uruguaios – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Depois que passamos pelo turbilhão que foi a pandemia, a gente vem agora vendo essas mudanças. A gente vê um grande esforço do governo tentando trazer turistas de outros países. Essa é a grande mudança que a gente percebe. Nessa temporada tivemos uma diminuição dos argentinos, mas tivemos aumento nos paraguaios, uruguaios, coisa que a gente não notava em outras temporadas”, disse o diretor da Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis de SC, Rui Schürmann.

Diretor da ABIH-SC, Rui Schürmann, em visita à NDTV – Foto: Bruno Benetti/ND

Atividades relacionadas ao turismo tiveram aumento

A pesquisa da Fecomércio mostra ainda que Santa Catarina teve um aumento de 6,9% no volume de atividades turísticas, além de um aumento de receita de 19,8% e um saldo de empregos no setor de turismo de 4.834 vagas.

Alterações no setor serão aperfeiçoadas

Pensando na qualidade ainda maior para o turista em todo o estado, o setor busca sempre se aperfeiçoar. O aumento na receita e a mudança no perfil de quem visita Santa Catarina, mobiliza a área para que o estado pense em uma forma de atrair ainda mais gente.

Esse ano, poucos feriados prolongados estão previstos, o que segundo o diretor da ABIH-SC, será mais desafiador: “O desafio é um pouquinho maior. Temos poucos feriadões esse ano, o que não auxilia muito no deslocamento das pessoas. Nós temos uma expectativa e estamos trabalhando para isso, de aumentar a ocupação e ter um bom faturamento, mas principalmente, mantendo o cuidado com esse turista.”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.