Por que tomar água pode salvar a vida de quem está com dengue? Especialistas explicam

Mesmo quem já tem o hábito de tomar água, ou líquidos como chá, deve aumentar a ingestão caso esteja com dengue. Isso porque a doença pode exigir muito do corpo e causar uma desidratação. Especialistas explicam o quanto de líquido deve ser ingerido e o porquê.

Hidratação intensa pode evitar o agravamento da dengue

Hidratação intensa pode evitar o agravamento da dengue – Foto: Freepik/Reprodução/ND

“Como que a dengue pode matar uma pessoa? Com desidratação”, explica a infectologista Sabrina Sabino. “Quando o paciente está infectado, os vasos fazem uma vasodilatação, ou seja, eles aumentam e aquele líquido do sangue sai e a pessoa fica com a pressão baixa.”

De acordo com a infectologista, quando isso acontece, o paciente pode desenvolver um choque hipovolêmico, que é um quadro em que o corpo não tem mais forças para melhorar a não ser por hidratação diretamente na veia.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), começar uma hidratação intensa, logo após os primeiros sintomas aparecerem, pode evitar o agravamento da doença.

“A dengue pode levar o corpo a ter uma perda de líquido. Por isso, é necessária a reposição adequada para evitar um agravamento do quadro”, destacou João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de Santa Catarina.

Qual o volume ideal de ingestão de água para pacientes com dengue?

O volume definido pelo Ministério da Saúde para a hidratação é de 60 ml de líquido por quilo. Assim, uma pessoa com 60 kg deverá ingerir em torno de 3,6 litros por dia.

Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro.

Como fazer soro caseiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.