Desenvolvida por Brasileiro, Vacina Contra o Câncer está em Fase de Testes nos EUA

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 71.000 homens foram acometidos pelo câncer de próstata em 2024. Por ano, a doença mata cerca de 15.000 pessoas no país. O cenário desafiador não impediu que o médico e cientista Fernando Thomé Kreutz investigasse possíveis soluções para a enfermidade.

“Estou há 25 anos trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra o câncer”, conta Kreutz, responsável pela primeira vacina terapêutica para o câncer de próstata aprovada para testes nos Estados Unidos. “Se os resultados obtidos nos 230 pacientes norte-americanos forem validados, como ocorreu no Brasil, em cerca de 18 meses a imunoterapia poderá ser registrada”, afirma o médico.

Leia também

  • câncer
    Forbes Saúde

    IA Pode Evitar Tratamentos Desnecessários em Pacientes com Câncer

  • Foto de Victor Ambros e Gary Ruvkun, ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina
    Forbes Tech

    “Descoberta Pioneira”: Conheça os Ganhadores do Nobel de Medicina

  • Mint Images_Getty
    Forbes Agro

    Agro 4.0: alimentos como medicina serão matéria-prima de IA para a saúde

O pesquisador compartilha que o processo de criação do medicamento foi semelhante aos contados em histórias típicas de “descobertas científicas”. “Eu estava fazendo um experimento e tinha três tubos de ensaio sobrando. Então, decidi testar mais um controle negativo. Para minha surpresa, o resultado que deveria ser negativo, foi positivo. Depois de investigar, entendi que seria possível modificar as células tumorais para que elas atuassem no sistema imunológico.”

Segundo o especialista, a vacina terapêutica atua de maneira personalizada, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento, pois “assim como o organismo, cada câncer é diferente”. “Em laboratório, uma amostra do tumor é fragmentada e as células tumorais são cultivadas para modificação. As partículas modificadas são expostas à radiação e, por fim, implantadas na formulação da vacina”, detalha Fernando Kreutz.

“Esse projeto realmente pode ser um novo padrão de tratamento global”

Foto das vacinas desenvolvidas por Fernando Thomé Kreutz

Durante os testes no Brasil, 36,8% dos pacientes apresentaram recorrência da doença em um grupo de controle. A taxa foi reduzida para 11,8% nos doentes tratados com a imunoterapia personalizada. Além disso, houve diminuição de 8,5% na mortalidade.

Por enquanto, a medicação é direcionada para o câncer de próstata. Porém, outros tipos da doença se beneficiarão da tecnologia no futuro. “Esse projeto realmente pode ser um novo padrão de tratamento global”, finaliza o cientista.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Pacote Fiscal: Conheça as Principais Medidas Anunciadas Pelo Governo

  • Dimitrios Kambouris/Getty Images for TIME
    Escolhas do editor

    3 Profissões e Setores Que Sobreviverão à IA, Segundo Bill Gates

  • Escolhas do editor

    Nadando na Corrente do Whey Protein, Agora é Vez do Picolé de Tilápia

O post Desenvolvida por Brasileiro, Vacina Contra o Câncer está em Fase de Testes nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.