

Ponte de Øresund foi uma construção difícil para unir Dinamarca e Suécia – Foto: Picasa/Wikimedia/Reprodução/ND
Erguer estruturas colossais em locais de difícil acesso exige muito mais do que concreto e aço. As pontes mais extremas do mundo enfrentaram condições quase impossíveis de clima, solo e transporte.
Cada uma delas é um símbolo da engenhosidade humana diante de desafios reais, com histórias marcadas por construção difícil, acidentes, inovação e persistência.
As pontes mais extremas e os desafios da construção difícil
Criar estruturas gigantescas sobre mares gelados, solos instáveis ou em áreas de acesso remoto é um verdadeiro teste de limite para a engenharia civil.
As pontes mais extremas do mundo são resultado de projetos que enfrentaram e superaram os mais diversos obstáculos técnicos e naturais. Veja abaixo quais foram e como elas foram construídas.
1. Ponte Russky – Rússia
Construída para ligar Vladivostok à Ilha Russky, essa ponte estaiada enfrentou um dos climas mais extremos já registrados em obras de engenharia. Com variações de temperatura entre 37°C no verão e -31°C no inverno, além de ventos fortes, a obra exigiu o uso de materiais altamente resistentes ao frio e à ação do gelo marinho. A logística também foi um desafio e grande parte dos materiais teve que ser levada por mar em condições severas.
2. Ponte Sutong – China
Localizada sobre o rio Yangtze, a ponte foi erguida sobre um dos solos mais instáveis da Ásia. O terreno lamacento e profundo exigiu a instalação de fundações robustas para garantir segurança. A largura e a profundidade do rio também tornaram o transporte de materiais um desafio. A construção difícil demandou tecnologias sofisticadas para estabilizar a base e suportar as condições ambientais da região.
3. Ponte Akashi Kaikyō –Japão
Entre Kobe e a Ilha Awaji, a Ponte Akashi Kaikyō foi construída em uma das regiões mais propensas a terremotos no planeta. Durante sua execução, um tremor de magnitude 6,9 deslocou os pilares em 1 metro, forçando ajustes no projeto em tempo real. Além disso, a área é conhecida por ventos que chegam a quase 300 km/h, exigindo estruturas flexíveis e um sistema complexo de cabos, pêndulos e vigas capazes de se expandir e contrair conforme as condições climáticas.
4. Ponte de Øresund – Dinamarca/Suécia
Essa ponte-túnel que conecta Copenhague a Malmö se destaca por seu projeto híbrido e pela necessidade de manter o tráfego aéreo do aeroporto da capital dinamarquesa. O maior desafio foi escavar o leito do mar para acomodar o túnel submerso, lidando com formações rochosas de alta dureza. Além disso, uma ilha artificial foi criada com entulhos e areia dragada para permitir a transição entre ponte e túnel. Todo o processo exigiu precisão milimétrica e coordenação entre dois países.
5. Ponte Rio-Antírio – Grécia
Erguida sobre uma das zonas sísmicas mais ativas da Europa, essa ponte precisou de fundações especiais em sedimentos extremamente moles e de sistemas inéditos de amortecimento sísmico. A combinação de solo instável, ventos marinhos fortes e a profundidade do mar tornaram sua construção difícil do início ao fim. Para manter a segurança da estrutura, foram adotadas fundações flutuantes e tecnologia de ponta que permite que a ponte resista a terremotos intensos.
6. Ponte Taman – Rússia
Ainda em construção, a Ponte Taman atravessa o Estreito de Kerch, ligando a Rússia à Crimeia. A obra enfrenta condições climáticas severas, como ventos extremos, gelo sazonal e correntes marítimas fortes. Além dos desafios naturais, a logística da obra é complicada pela falta de acesso terrestre e pela instabilidade política da região.
7. Ponte Mackinac – EUA
Conectando as penínsulas de Michigan, essa ponte é constantemente desafiada por ventos fortes, gelo flutuante e correntezas. Durante a construção, os engenheiros tiveram que trabalhar em condições adversas, respeitando a sensibilidade ecológica da região e reforçando as fundações para resistir ao clima severo do norte dos EUA. A estrutura foi projetada para ser altamente flexível e resistente ao impacto das forças naturais.
8. Ponte Can Tho – Vietnã
Erguida sobre o rio Mekong, essa ponte enfrentou um dos episódios mais trágicos da engenharia recente. Durante a fase de construção, em 2007, uma parte da estrutura colapsou, deixando dezenas de mortos e feridos. O acidente foi causado por instabilidade no solo, revelando falhas no planejamento geotécnico. Depois do colapso, a obra passou por reavaliações estruturais profundas.
Essas construções provam que, mesmo nos ambientes mais hostis, a engenharia é capaz de vencer desafios quase impossíveis.