
O Governo de Santa Catarina confirmou que incluirá a redragagem do Rio Tubarão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo deputado estadual Pepê Collaço (PP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.
A decisão do governo ocorre após a Bancada do Sul propor uma emenda aditiva ao projeto de lei que autoriza a contratação de crédito externo com o Banco Mundial. A sugestão previa o direcionamento de 10% dos recursos – cerca de R$ 70 milhões – à Bacia do Rio Tubarão. Com a garantia de inclusão na LDO do próximo ano, a emenda foi retirada.
“Como o projeto executivo ainda está em elaboração, a sugestão foi considerada pertinente. No próximo ano, se cumprirem os prazos, o projeto de estudo já estará pronto e poderemos ir pros próximos passos com orçamento previsto”, afirmou o deputado.
A atualização técnica do projeto de estudo da redragagem está sendo conduzida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com previsão de conclusão até dezembro de 2025.
É mais um avanço nesse projeto tão complexo da redragagem do Rio Tubarão.