O instituto de pesquisas Futura Inteligência apresentou avaliações do atual governo federal e estadual, a partir da perspectiva dos eleitores de Santa Catarina, e traçou possíveis cenários para as eleições estadual e presidencial de 2026. A pesquisa completa foi disponibilizada pelo instituto ao upiara.net – que não teve participação na definição dos cenários apresentados no levantamento.
Em 2024, o Futura Inteligência foi responsável pelas pesquisas do projeto 100% Cidades, que fez levantamentos nos municípios catarinenses de Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José. O instituto apontou previamente as vitórias em primeiro turno de Adriano Silva (Novo) em Joinville, Topázio Neto (PSD) em Florianópolis e Egídio Ferrari (PL) em Blumenau, assim como a conquista de Orvino Coelho de Ávila (PSD) no turno único em São José.
Para o levantamento divulgado agora no upiara.net, foram ouvidos 844 eleitores entre 25 de março e 3 de abril de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais (para cima ou para baixo) e índice de confiança de 95%. A técnica utilizada pelo instituto foi a CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Avaliações dos governos Lula e Jorginho
O Futura Inteligência testou a avaliação dos governos estadual e federal e também a aprovação do presidente Lula (PT) e do governador Jorginho Mello (PL). O petista é aprovado por 26,9% e desaprovado por 69,1% dos catarinenses – 4% não se manifestaram. O governador, por sua vez, é aprovado por 71,8% e desaprovado por 23%.
Veja nos números completos e as avaliações de outras instituições.


Cenários 2026: primeiro turno presidencial de 2026 em SC
O Futura Inteligência projetou seis cenários de primeiro turno de eleição presidencial em Santa Catarina. Metade dos cenários apresenta o presidente Lula (PT) como candidato à reeleição, outra metade coloca o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como candidato de situação. Pela oposição, os governadores Ratinho Junior (PSD, do Paraná) e Ronaldo Caiado (União, de Goiás) aparecem nos seis cenários, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) estão em dois cenários cada.
O melhor desempenho foi o de Jair Bolsonaro no cenário com Lula. O ex-presidente teria 52,5% das intenções de voto, contra 21,2% do atual presidente. Michelle Bolsonaro também aparece em primeiro, com 42,3%. No cenário sem Jair e Michelle, Lula fica em terceiro lugar – Tarcísio lidera com 29,9%, seguido por Ratinho Junior com 24,1%.
Veja os números dos seis cenários testados pelo Futura Inteligência:


Cenários 2026: segundo turno presidencial de 2026 em SC
O Futura Inteligência também fez projeções de segundo turno entre os presidenciáveis em Santa Catarina. Em todos os cenários, nomes de oposição levariam a melhor entre os eleitores do Estado. A maior diferença seria no cenário entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Lula – 60,9% a a 27%.
Veja os números dos sete cenários testados pelo Futura Inteligência:

Cenários 2026: rejeição dos presidenciáveis em SC
O pesquisa também questionou o nível de rejeição entre os possíveis candidatos à presidência em Santa Catarina. O presidente Lula (PT) lidera o cenário, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e Geraldo Alckmin (PSB).

Cenários 2026: Governo do Estado
O Futura Inteligência também incluiu cenários para a disputa pelo governo do Estado em 2026. O instituto colheu os resultados espontâneos (sem apresentação dos nomes dos candidatos), dois cenários estimulados de primeiro turno (múltiplas candidaturas) e oito cenários de segundo turno (disputas diretas).
Em nenhum dos cenários foram incluídos nomes do PT ou de partidos de esquerda. Há, no entanto, a presença dos prefeitos Adriano Silva (Novo) e Topázio Neto (PL), que não tem sido cogitados como candidatos ao governo do Estado no momento. O upiara.net não participou da formatação dos cenários eleitorais apresentados.
Nesse formato, o Futura Inteligência confirma o favoritismo do governador Jorginho Mello (PL), que lidera os cenários apresentados, e mostra o potencial do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), como principal opositor. Na pesquisa espontânea, Jorginho lidera com 25% contra 8,3% do prefeito chapecoense, em um cenário com 54,7% de indecisos. Os dois são os únicos com mais de um ponto percentual na espontânea.
No cenário estimulado em que aparecem Jorginho e João Rodrigues, o governador tem 48,7% e o prefeito aparece com 22,1%. No segundo cenário, o Topázio Neto (PSD) é o nome do PSD, alcançado 10%.
Veja os números completos dos cenários espontâneos e estimulados de primeiro turno.

O Futura Inteligência testou oito cenários de segundo turno, com combinações politicamente aleatórias. Destes cenários, é possível observar que Jorginho Mello venceria em todos os quatro cenários em que tem o nome apresentado, mas que a menor vantagem é no confronto com João Rodrigues. O prefeito de Chapecó venceria os cenários sem o atual governador.



Cenários 2026: rejeição dos pré-candidatos a governador
O instituto também questionou os índices de rejeição aos nomes que testou para a disputa pelo governo do Estado. Dos nomes pesquisados, o mais alto índice ficou com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, com 22,3%. Jorginho Mello aparece com 18,7% e João Rodrigues com 16,5%. Todos estão empatados tecnicamente na margem de erro da pesquisa.
