7 dicas para iniciar o ano letivo com o pé direito

O retorno às aulas depois do período de recesso pode ser desafiador: é hora de voltar a acordar mais cedo, pegar o transporte, se preparar para mais um dia de aula e reencontrar professores e colegas — um período com novas adversidades mas também de muito aprendizado.

Tirar dúvidas com os professores durante a aula é uma das dicas para ir bem neste ano letivo

Tirar dúvidas com os professores durante a aula é uma das dicas para ir bem neste ano letivo – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

E, para fazer este ano letivo ser diferente dos anteriores, é preciso que ele venha acompanhado de mudanças de hábitos, afinal, nada muda magicamente.

7 dicas para se sair melhor neste ano letivo

1. É tempo de ajustar o sono

Quando não temos horário para acordar, é normal acabar dormindo até mais tarde. No entanto, um bom descanso é essencial para a aprendizagem — afinal, com a mente revigorada é possível ter mais disposição para se dedicar às aulas.

Regular o sono entre oito e dez horas por noite é fundamental para preparar o corpo para o dia seguinte. Portanto, deixe o celular de lado, evite ingerir alimentos pesados e cafeínas depois das seis da tarde e priorize uma rotina noturna equilibrada.

2. Organize os materiais

Para evitar a agitação nos momentos antes de ir à escola, que tal deixar tudo organizado na noite anterior? Separe um tempo para verificar se não deixou de fazer nenhuma tarefa, arrume a mochila e organize o material necessário às aulas.

Uma dica também é separar a roupa que irá usar no dia seguinte, assim, os riscos de se atrasar diminuem e você tem mais tempo para se alimentar bem.

3. Revise os conteúdos

Não deixe as dúvidas acumularem. Confira os conteúdos vistos no ano interior, anote os tópicos que ainda não estão claros para você e tire dúvidas com os professores e colegas. Aproveite esse retorno para largar na frente e estar em dia com os estudos.

4. Planeje sua rotina

Para não se sentir perdido com as novas demandas, uma boa dica é criar uma rotina a ser seguida. Utilize a tecnologia a seu favor: use aplicativos de agenda ou plataformas de gestão de tempo para anotar suas atividades (de dentro ou fora da escola) e trabalhos e provas a serem feitos naquele semestre, assim você não esquece de nada!

5. Crie um cronograma de estudos

Com diversos componentes curriculares que requerem atividades e cronogramas diferentes, é fácil se sentir sobrecarregado. Portanto, adotar maneiras que facilitem esse processo pode ser uma boa saída.

Para isso estabeleça uma rotina de estudos: separe os tópicos que você deseja revisar, defina os horários e a duração por tema. Escolher um local calmo e sem distração também faz toda a diferença na hora de absorver o aprendizado.

6. Adote hábitos saudáveis

Adquirir hábitos que trarão benefícios a longo prazo vai além de um bom sono. Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física regularmente são práticas essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis.

É possível ver o reflexo dessas ações no dia a dia — ao se sentir mais disposto, o desempenho e a qualidade das atividades realizadas são notavelmente aprimorados.

7. Adquira novos conhecimentos

Você é daquelas pessoas que fazem promessas no ano-novo? Ler mais livros, aprender a tocar um instrumento, praticar esportes… Que tal se comprometer a colocar algumas em prática nestes próximos meses? Aproveite o tempo livre para se desenvolver em outras áreas e adquirir uma bagagem maior de aprendizagem.

Afinal, exercer atividades extracurriculares pode trazer benefícios positivos no desempenho escolar, como a redução de estresse e o gerenciamento do tempo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.