Haja fôlego! Senador faz discurso de 24 horas contra Donald Trump e quebra recorde nos EUA

O senador americano Cory Booker, do partido Democrata, quebrou nesta terça-feira (1°) o recorde de discurso mais longo da história do Senado dos Estados Unidos. Ele falou ininterruptamente em um discurso de 24 horas e 18 minutos contra o governo do presidente Donald Trump.

Senador Cory Booker quebra recorde com discurso de 24 horas

Senador Cory Booker quebra recorde nos EUA com discurso de 24 horas – Foto: Reprodução/X/ND

Críticas ao governo de Donald Trump em discurso de 24 horas

Booker protestou contra as políticas da Casa Branca. Durante a sua declaração, o congressista não fez pausas nem para ir ao banheiro. O único momento em que parou de falar foi para ouvir as perguntas de seus colegas democratas.

As políticas de cortes de gasto, o papel de Elon Musk no governo americano, as medidas econômicas, as ameaças de anexação territorial e o tarifaço contra outros países foram temas levantados pelo senador democrata em sua fala.

Donald Trump tem primeiro ano de governo marcado por decisões polêmicas

Donald Trump tem primeiro ano de governo marcado por decisões polêmicas – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND

Senador democrata é atleta aposentado

O senador democrata, de 55 anos, é um ex-jogador de futebol americano e possui um físico atlético para sua idade. Quando assumiu o microfone na última segunda-feira (31), às 20h de Brasília, afirmou que iria permanecer enquanto fosse “fisicamente capaz”.

Cory Booker, senador que fez discurso de 24 horas e 18 minutos, é um ex-jogador de futebol americano – Foto: Divulgação/Cory Booker/ND

O recorde de discurso mais longo nos Estados Unidos pertencia a Strom Thurmond, que se expressou, também por 24h, sobre o bloqueio da lei dos direitos civis em 1957.

Na história, o discurso mais longo de todos é creditado ao francês Lluis Colet, que falou por 124 horas — mais de cinco dias — e quebrou seu próprio recorde, que até então era de 48 horas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.