Piloto de SC resgatado: boletim médico aponta quadro de saúde grave

O piloto que sofreu um acidente de avião, ficou desaparecido por 24h e foi resgatado nesta quinta-feira (4), já está em Florianópolis internado no Hospital Governador Celso Ramos. Segundo o boletim médico, o estado da vítima é grave.

Piloto foi resgatado em estado grave

Piloto encontrado com vida é encaminhado ao Hospital Celso Ramos – Foto: FAB/Reprodução/ND

O empresário Mauro Ribeiro, de 60 anos, foi resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em Ponte Alta do Norte, na Serra Catarinense.

Após resgate, ele desembarcou no aeroporto de Florianópolis, e foi encaminhado pelo SAMU ao hospital. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o estado do piloto é grave.

“Informamos que o paciente apresenta politraumatismo grave. Ele está medicado e passa por exames. A equipe do hospital está realizando a conduta necessária à gravidade do caso”, diz o boletim.

Como o piloto foi encontrado

A aeronave particular saiu pela manhã de quarta-feira (3) de um aeroclube de São José, na Grande Florianópolis, com destino à Videira, no Meio-Oeste.

Depois de um dia desaparecido, Mauro Ribeiro foi encontrado pela aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano.

Para realizar o resgate, o helicóptero H-60 Black Hawk foi acionado. No total, as aeronaves da FAB voaram aproximadamente 12 horas e cobriram uma área de mais de 1500 km².

Resgate de piloto foi feito pela Força Aérea Brasileira – Foto: FAB/Reprodução/ND

Investigação do acidente

Segundo primeiras informações, o piloto teria perdido os instrumentos de voo, e fez contato pedindo ajuda pelo dispositivo GlobalStar SPOT – um mecanismo de rádio na aviação.

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em Canoas (RS), foi acionado para realizar o levantamento de informações necessárias à investigação.

Na Ação Inicial, será realizada a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.

Segundo a FAB, a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Confira o momento do resgate

 

 

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