Abril começa com nova tarifa e mudanças na coleta e tratamento de esgoto em Blumenau em Blumenau

Foi assinado na quinta-feira da semana passada o novo termo aditivo ao contrato entre a Prefeitura de Blumenau e a BRK, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Blumenau. Ele prevê mudanças no serviço, para que a cidade consiga atender o marco legal do saneamento básico, a partir de uma revisão contratual realizada no ano passado.

O objetivo da Prefeitura e da BRK é aumentar dos atuais 44% de cobertura de rede para 60% em quatro anos e criar o modelo de fossas individuais, que vai atingir 40% dos imóveis na cidade, totalizando os quase 100% de cobertura.

Em breve, a BRK vai anunciar as novidades, como funcionará o novo modelo e também o cronograma de obras para ampliar a cobertura de rede, detalhando prazos e locais. Este aditivo diz respeito a pendências do contrato da empresa com a Prefeitura ainda do tempo do começo da concessão, quando havia a previsão de que cerca de 10% da cobertura seria feita com recursos da FUNASA, o que acabou não acontecendo quando a Prefeitura decidiu privatizar o sistema.

A cobrança deste novo modelo, através das fossas individuais, ainda não foi detalhada, mas sinaliza-se que o valor será menor do que o pago hoje por moradores de residências ligadas na rede de esgoto.

No aditivo ainda há previsão de uma recomposição de 10,78 %, que será paga pelos usuários, sem ainda a definição da forma que esta cobrança será feita.

O que está certo é que, a partir de 1º de abril, a tarifa será reajustada, de acordo com a previsão anual, de cerca de 5,22%, que corresponde à inflação do ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.