Preço de repelente contra mosquito é alvo de fiscalização do Procon em Blumenau

Com várias denúncias de consumidores alegando abuso no preço do repelente contra mosquito, o Procon de Blumenau começou nesta segunda-feira (26) uma fiscalização em mercados e farmácias. De acordo com o diretor do órgão de defesa do consumidor, Alexandre Caminha, a blitz continuará acontecendo até quinta-feira (29).

Anvisa alerta sobre o uso de repelentes contra a dengue – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Ainda conforme o diretor do Procon, a fiscalização tem como objetivo principal orientar os estabelecimentos sobre a situação. Além disso, o órgão de defesa do consumidor vai exigir notas fiscais dos últimos três meses para comparação de valores e averiguar se de fato teve um aumento abusivo nos preços.

“Com isso a gente consegue levantar se a distribuidora teve um aumento, o que justificaria um aumento na prateleira. Caso contrário, não caberia esses aumentos. Isso é crime, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, sujeito até à prisão”, explicou Alexandre Caminha.

Depois das fiscalizações, o Procon de Blumenau analisará todas as notas fiscais e a partir da análise, descobrirá se houve, ou não, o aumento abusivo nos preços de repelentes na cidade.

O diretor do Procon ainda alerta que caso alguém suspeite de um aumento abusivo, tem duas opções: comprar o produto, guardar as notas fiscais da mudança do preço e denunciar no Procon através do (47) 3381-7151. Outra opção é não comprar o produto e aguardar a pesquisa de preço.

Repelente tem alta procura em Blumenau

Com o grande aumento de dengue em Blumenau, a procura pelos repelentes está mais alta. Conforme o infectologista Amaury Mielle, nenhum repelente convencional é 100% eficaz contra o mosquito Aedes Egipty.

O recomendado, por ele, são repelentes que contêm a substância Icaridina, reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como eficiente contra o mosquito da dengue. A média de preços de repelentes com Icaridina na cidade podem variar entre R$ 24 a R$ 54,99 em algumas farmácias espalhadas pela cidade.

Dengue em Blumenau

O último boletim divulgado pela Prefeitura de Blumenau, até quinta-feira (22), mostra que a cidade conta com 880 focos do mosquito e 1.988 casos prováveis de dengue em 2024. Destes, 1.803 estão em investigação e 185 foram confirmados. Seis pessoas estão internadas em enfermaria.

Caso sinta algum dos sintomas, como febre alta, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, além de manchas pelo corpo, que estão presentes em 50% dos casos, vômitos e náuseas, a orientação é procurar uma unidade de saúde ou um ambulatório geral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.