Segurança do Palmeiras registra boletim de ocorrência contra vice-prefeito de Rio Preto após jogo em Mirassol

Segurança do Palmeiras registra boletim de ocorrência contra vice-prefeito de Rio Preto após jogo em MirassolRedação

O jogo entre Mirassol e Palmeiras, no Maião, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão, foi marcado por uma confusão no final da partida envolvendo um segurança do clube da capital e o vice-prefeito da cidade de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL). Imagens gravadas pela TV Tem, afiliada da Rede Globo, mostram o momento em que Marcondes chama o segurança de “lixo” e “macaco velho”.

O segurança do clube alviverde, Adilson Antônio de Oliveira, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Mirassol, onde relatou que após o término da partida, estava na área de estacionamento onde estavam os ônibus e por onde a delegação palmeirense deixaria o local, em determinado momento, solicitou a um adolescente que se retirasse do local para manter a passagem livre. No mesmo instante o pai do adolescente aproximou-se e disse: “o que você pensa que é para falar com meu filho desse jeito?”, o segurança então respondeu que apenas estava cumprindo sua função. Diante disso, o homem teria retrucado com palavras como “vai se foder”, “lixo” e “macaco velho”. O autor das ofensas foi identificado posteriormente como sendo o vice-prefeito de Rio Preto, Fábio Marcondes, que usava uma camisa do time do Mirassol naquele momento. O caso será investigado pela Polícia Civil como crime de injúria racial.

O Palmeiras divulgou uma nota nas redes sociais repudiando o episódio cobrando que o autor das ofensas seja responsabilizado criminalmente:

“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que um dos seguranças do clube foi chamado de macaco na área de acesso aos vestiários do Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, após o jogo deste domingo (23). Não toleramos qualquer forma de discriminação e tomaremos todas as providências cabíveis, a começar pelo registro de Boletim de Ocorrência. Que o autor desta inaceitável ofensa racista seja rapidamente identificado e responsabilizado criminalmente”

A Federação Paulista de Futebol também divulgou uma nota de repúdio contra o ato racista:

“É com revolta e profunda tristeza que recebemos a informação de que um novo caso de racismo ocorreu no futebol de São Paulo. Desta vez, direcionado a um segurança do Palmeiras, em Mirassol, no jogo entre o clube da casa e o atual tricampeão paulista. A Federação Paulista de Futebol vem a público repudiar e condenar o ato praticado e acompanhará o caso, para que o autor deste crime seja identificado e responsabilizado com o maior rigor da lei, além de oferecer apoio à vítima. A FPF reforça que o Futebol Paulista é democrático e de todos. Não toleramos racismo ou qualquer tipo de preconceito”

O Mirassol Futebol Clube se manifestou contra quaisquer atos de racismo ou discriminação racial:

“O Mirassol Futebol Clube vem a público manifestar seu repúdio veemente à quaisquer atos de racismo ou discriminação racial.

A intolerância e o preconceito não têm lugar em nossa sociedade, e é inaceitável que atos dessa natureza possam ocorrer.

Defendemos que denúncias sejam apuradas e, caso comprovado qualquer ato de racismo ou injúria racial, que seja punido com os rigores da lei.”

Após a repercussão, Fábio Marcondes pediu licença temporária do cargo de vice-prefeito e foi exonerado da Secretaria de Obras do município. O perfil oficial dele foi desativado do Instagram. A nota oficial da Prefeitura de Rio Preto repudiou os atos de Marcondes e lamentou o ocorrido:

“A Prefeitura de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da igualdade, do respeito e da justiça.

Repudiamos veementemente qualquer ato de racismo e lamentamos profundamente o ocorrido.

Diante do contexto, o vice-prefeito Fábio Marcondes está exonerado do cargo de Secretário Municipal de Obras e solicitou a licença do cargo de vice-prefeito municipal.

Seguimos firmes no compromisso com a ética, a transparência e o cumprimento da lei em todas as nossas ações”.

Clique aqui para conferir reportagem no site G1 e assista ao vídeo que gravou o momento das ofensas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.