Creatina: os reais efeitos no corpo e nos músculos

Homem preparando sua creatina para ir malhar

Para quem deseja melhorar a resistência nos treinos, a creatina é uma escolha popular e amplamente estudada por seus efeitos positivos – Foto: Getty Images/ND

Muito popular entre os atletas, a creatina é um suplemento conhecido por prometer aumento de performance. Muitas pessoas a utilizam em treinos intensos e de curta duração, mas quais são os reais efeitos dessa substância no corpo? Saiba se ela realmente funciona.

Em um vídeo para o canal do YouTube do Hospital Israelita Albert Einstein, a ginecologista e nutróloga Dra. Alessandra Bedin Pochini explicou como a creatina funciona no corpo, quem pode se beneficiar de seu uso e se ela contribui para o ganho de massa muscular.

O que é creatina e para que serve?

Mulher tomando creatina na academia

A creatina é a chave para treinos mais intensos e resultados mais rápidos – Foto: MAZKO VADIM/ND

A creatina é uma substância produzida pelo corpo, composta por glicina, arginina e metionina. Poucos sabem, mas ela também pode ser adquirida por meio da alimentação, com boas fontes em carnes vermelhas e peixes.

Entretanto, sua forma mais comum e conhecida é como suplemento, que auxilia a melhorar o desempenho físico durante os exercícios. Segundo Pochini, a creatina é uma fonte de energia para os músculos em atividades de explosão, como musculação e sprints.

Apesar do que muitos pensam, a médica esclarece que a creatina não está diretamente relacionada à construção muscular, mas sim à potencialização do desempenho nos treinos.

É seguro tomar creatina?

Creatina em um colher de medida

Sim! É segura, desde que comprada de uma fonte confiável e com registro na Anvisa – Foto: Unsplash/ND

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a creatina é considerada segura para uso em suplementos alimentares, desde que atendam a requisitos específicos de qualidade e pureza estabelecidos pela a agência.

Procure adquirir produtos de marcas confiáveis e sempre verifique se possuem registro ou notificação na Anvisa.

Quando se deve tomar creatina

Segundo a farmacêutica Elizandra Civalsci Costa, o suplemento é recomendado para praticantes de musculação e crossfit, atletas de esportes explosivos e pessoas que buscam melhorar a composição corporal.

A especialista ressalta ainda que não há uma hora perfeita para o consumo do suplemento. “O horário exato não é tão determinante quanto a consistência no consumo diário. Vários estudos investigaram o impacto do horário de consumo de creatina, e os resultados são amplamente consistentes: o mais importante é atingir a dose diária recomendada (geralmente 3 a 5 gramas para adultos)”, diz Costa.

Benefícios da suplementação:

  • Aumenta a força e o desempenho em exercícios de alta intensidade;
  • Melhora a recuperação muscular;
  • Auxilia na manutenção da massa muscular, principalmente em idosos.

Qual o ponto negativo da creatina?

Embalagem de creatina

O suplemento pode causar alguns efeitos colaterais – Foto: Aleksander Saks/Unsplash/ND

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, “os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo”.

Há também a possibilidade de sobrecarga nos rins e no fígado, principalmente quando o suplemento é consumido de forma exagerada. Por isso, o acompanhamento médico é essencial para avaliar a real necessidade do uso.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo da especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.