Pré-mercado: à Espera dos Números da Confiança Empresarial nos EUA

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 21 de fevereiro.

Cenários

Em uma semana de poucos indicadores relevantes, esta sexta-feira (21) traz alguns índices de confiança nos Estados Unidos referentes a fevereiro. O levantamento Purchasing Managers Index (PMI) é um dos indicadores antecedentes mais tradicionais da economia. Apesar de ser um levantamento baseado em opiniões e não em fatos, ele é importante porque as expectativas são relevantes na previsão da trajetória da economia.

O que são esses índices? Simplificadamente, são pesquisas realizadas junto a executivos de empresas relevantes em seus setores. O levantamento é simples: pergunta-se a esses executivos se eles estão mais confiantes, menos confiantes ou sem alterações na confiança para o desempenho de seus setores no mês seguinte.

O resultado é um número “puro”. Não é um percentual. Se todos os entrevistados disserem que a situação melhorou, o índice seria 100. Se todos disserem que a situação piorou, o índice seria zero. E se todos disserem que a situação permanece na mesma, o índice seria 50. Assim, em linhas gerais, números acima de 50 indicam uma economia melhorando e resultados abaixo de 50 indicam uma economia piorando.

Quanto mais distante de 50,0 estiver o índice, mais intensa será a mudança ao longo do mês. Por exemplo, uma leitura de 55,0 aponta para um aumento mais frequente de uma variável do que uma leitura de 52,5. O grau de confiança dos entrevistados que relatam uma melhora e o grau de preocupação dos que relatam uma piora não são considerados no cálculo do índice.

Tão importante quando o número em si é sua trajetória. Resultados consistentemente superiores aos dos meses anteriores mostram que o otimismo está mais difundido pela economia. Resultados consistentemente em queda indicam o inverso.

Os dados são amplamente utilizados devido à sua capacidade de fornecer um indicador confiável de expectativas para variáveis econômicas-chave, como o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação. Outros benefícios incluem a agilidade dos dados, já que eles são divulgados perto dos períodos de referência e não passam por revisões após a publicação.

Perspectivas

A projeção para fevereiro indica leves desacelerações nos índices dos setores industrial e de serviços, o que está em linha com a manutenção de uma política monetária apertada nos Estados Unidos. Resultados acima das expectativas devem elevar os juros, pois vão reforçar a tese de que as empresas seguem com encomendas robustas.

Indicadores

  • Brasil

Receita Tributária Federal (Jan)

Esperado: ND

Anterior: R$ 281,30 bilhões

  • Estados Unidos

PMI Industrial (Fev)

Esperado: 51,3

Anterior: 51,2

PMI do setor de Serviços (Fev)

Esperado: 53,0

Anterior: 52,9

PMI Composto S&P Global (Fev)

Esperado: ND

Anterior: 52,7

Venda de casas usadas (Jan)

Esperado: 4,13 milhões

Anterior: 4,24 milhões

O post Pré-mercado: à Espera dos Números da Confiança Empresarial nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.