Faustão passa por segundo transplante em 6 meses; veja boletim e estado de saúde

O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, foi hospitalizado com urgência para uma cirurgia renal e submetido a um transplante de rim na tarde desta segunda-feira (26). A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Faustão passa por novo transplante em São Paulo

Faustão passa por novo transplante em São Paulo – Foto: Reprodução/@faustosilva/ND

De acordo com o boletim médico, o procedimento ocorreu bem e sem intercorrências. No entanto, o paciente seguirá internado no local para ser observado pela equipe devido à inserção do novo órgão.

Confira o boletim

Faustão passa por novo procedimento

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi hospitalizado no domingo (25) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. – Foto: Reprodução/Albert Einstein/ND

Faustão já estaria com problema nos rins

Segundo informações obtidas pelo portal R7, o apresentador teria sido colocado na lista de prioridades para o transplante renal devido à gravidade de sua condição e também pela necessidade de preservar o sucesso de seu transplante cardíaco realizado em agosto do ano passado.

Faustão vinha enfrentando complicações renais há meses, sendo submetido a sessões de diálise três vezes por semana devido à falência renal.

Segundo fontes do hospital, Faustão já conseguiu estabelecer contato com amigos e familiares para tranquilizá-los sobre sua condição.

Apesar da gravidade do procedimento, o apresentador passa bem após a cirurgia. A identidade do doador do rim não foi divulgada, mas não seria alguém próximo à família de Faustão, conforme informado ao portal R7.

Como funciona um transplante de rim?

O transplante renal pode ser realizado com a doação de um rim por um doador vivo saudável, sem necessariamente ter parentesco com o receptor, ou através da doação de um rim de um doador falecido.

No caso de doador falecido, a doação só pode ocorrer após a confirmação da morte encefálica, que é a perda irreversível e total das funções cerebrais. Nesse cenário, o procedimento só pode ser realizado se a família do doador concordar e autorizar.

Transplante de rim, como o do Faustão, podem ser feitos com pacientes vivos

Transplante de rim pode ser feito com pacientes vivos – Foto: Reprodução/Unsplash/ND

O processo de doação envolve a remoção do rim juntamente com uma parte da artéria, veia e ureter do doador, através de uma cirurgia abdominal. Em seguida, o rim é acondicionado e transplantado para o receptor.

Durante a cirurgia de transplante, as veias e artérias do rim do doador são conectadas às do paciente receptor, assim como o ureter do rim transplantado é ligado à sua bexiga.

O sangue do doador é testado em relação aos receptores na lista de transplantes e o rim é alocado para o paciente compatível na fila de espera.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.