Primeiro-ministro da Eslováquia visita Papa e secretaria de Estado

Na reunião na Secretaria de Estado do Vaticano foi renovado compromisso com a coesão social e abordados temas relacionados com a família e a educação

Da redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani / Hans Lucas via Reuters Connect

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 14, o primeiro-ministro da República Eslovaca (Eslováquia), Robert Fico, na Casa Santa Marta, no Vaticano, onde o Santo Padre continua desempenhando suas atividades devido à bronquite que o acomete há dias. Acompanhando o primeiro-ministro estava uma delegação de seis membros, incluindo sua mãe de 83 anos.

Ao final do encontro, houve a tradicional troca de presentes. O Papa presenteou o primeiro-ministro com uma obra de terracota intitulada “Ternura e Amor”, juntamente com documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o volume “Perseguidos por caussa da verdade, os greco-católicos ucranianos por trás da cortina de ferro”. Trata-se de um álbum de fotos coloridas publicado pela Livraria Editora Vaticano (LEV), fruto do projeto de pesquisa do Instituto de História da Igreja da Universidade Católica Ucraniana sobre a vida subterrânea da Igreja greco-católica ucraniana, para documentar o legado dos mártires e confessores da fé.

Fico retribuiu com uma obra de bronze representando os Santos Cirilo e Metódio, bispos padroeiros da Europa, cuja festa é celebrada esta sexta-feira, e uma pintura em madeira de um artista eslovaco representando um anjo da guarda.

Logo após o encontro com o Papa, Fico dirigiu-se ao Palácio Apostólico para uma reunião com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, no Palácio Apostólico, acompanhado pelo subsecretário para as Relações com os Estados, monsenhor Mirosław Wachowski.

Durante a reunião cordial na Secretaria de Estado, foi reiterado o apreço mútuo pelas sólidas relações bilaterais e foi renovado o compromisso comum com a coesão social. Neste contexto, foi dada especial atenção à questão da antropologia e aos temas relacionados com a família e a educação.

O panorama internacional também foi examinado com profundidade, “centrando-se na persistente instabilidade na Ucrânia e nas perspectivas de paz, bem como na frágil trégua em Israel e na Palestina e na grave emergência humanitária em Gaza”.

O post Primeiro-ministro da Eslováquia visita Papa e secretaria de Estado apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.