Previdência de Florianópolis: um debate que não pode ser mais adiado

Com menos de 45 dias de gestão, o governo Topázio Neto (PSD) enfrenta a primeira greve dos servidores municipais, estimulada principalmente pela proposta de reforma previdenciária que acaba de ser enviada à Câmara de Vereadores. Florianópolis não pode mais adiar a discussão sobre as mudanças no sistema: há urgência na adoção de medidas que diminuam o déficit e garantam o pagamento das aposentadorias futuras. Com o cenário atual, o rombo só vai aumentar, apontando para um futuro incerto para os atuais e futuros servidores inativos. É pertinente também a preocupação da categoria, que não quer pagar a conta da histórica negligência dos governos municipais com os fundos previdenciários. O projeto vai passar pelas comissões de Constituição e Justiça; de Trabalho e de Orçamento do Legislativo antes da votação em plenário.

TERCEIRIZAÇÃO NA BERLINDA
A insatisfação com o trabalho de coleta de lixo das empresas terceirizadas contratadas pela prefeitura de Florianópolis uniu vereadores da base e da oposição na sessão desta quarta-feira (12). Defesa de devolução do serviço à Comcap e, por outro lado, o lançamento de um edital de concessão foram defendidos como alternativa para solução dos problemas no Sul da Ilha e no Continente.

MEDIAÇÃO
A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) participou, em Paris, do Brazilian Mediation Day. A diretora da Câmara de Mediação e Arbitragem Rissiane Goulart apresentou o caso “Sombras da conformidade”, que aborda questões sobre sustentabilidade, regulação ambiental e boas práticas empresariais. “Estar presente em um evento de relevância mundial como o Brazilian Mediation Day reforça o compromisso da Acif com a modernização dos métodos de solução de conflitos empresariais. A mediação e a arbitragem são ferramentas essenciais para a segurança jurídica e o crescimento econômico”, disse o presidente Célio Bernardi.

REGIÃO CENTRAL
A presença de muitos moradores em situação de rua, a sensação de insegurança com o aumento de furtos e roubos aos estabelecimentos e a falta de limpeza urbana são os principais problemas da região central, segundo pesquisa feita pela CDL Florianópolis com empresários e moradores. Nesta terça-feira (11), a entidade reuniu a vice-prefeita Maryanne Mattos (PL) e secretários municipais para compartilhar as informações e discutir melhorias. “O que estamos propondo é que haja uma fiscalização conjunta e que possamos debater os pontos e buscar as soluções com os órgãos municipais”, afirma o presidente da entidade, Eduardo Koerich. A reunião também marcou o início das atividades do Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro, grupo criado para dar maior celeridade às questões da região. Foto: divulgação, CDL

FUTURO
O LIDE Tendências SC convidou o prefeito Topázio Neto (PSD) para um debate sobre “o futuro de Florianópolis”. O evento, que será no próximo dia 19, no rooftop Floripa Square, vai tratar das políticas de desenvolvimento para fortalecimento de setores econômicos estratégicos. Vão participar como painelistas convidados o ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummertz; o diretor-presidente do Grupo Baía Sul, Sérgio Brincas; o CEO e cofundador da Clarke Energia, Pedro Rio; e Diego Brites Ramos, CEO da Teltec Solutions e presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

ILHA DA GASTRONOMIA
A Contexto Filmes está preparando o documentário “Ilha da Gastronomia”, que tem como tema a chancela Cidade Criativa da Unesco, conquistada pela capital catarinense em 2014. O filme vai explorar as características que permitiram o reconhecimento internacional, além dos insumos, o preparos da sua culinária autêntica e a importância econômica do setor. Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto já conta com a parceria da WKoerich, mas busca novos patrocinadores para garantir sua viabilização integral. Empresas e instituições interessadas podem obter mais informações sobre cotas de patrocínio e formas de apoio podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

O post Previdência de Florianópolis: um debate que não pode ser mais adiado apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.