Palestra da AEG tem especialista em neurociência

O resultado do uso das técnicas de neurociência em sala de aula, de acordo com a experiência do especialista, pode ser medido pelo aprendizado mais rápido e efetivo.Divulgação/Lupacom Comunicação

A Associação das Escolas Particulares de Guarulhos (AEG) recebeu na última quinta-feira, 6/02, o psicanalista e neurocientista João Rilton em palestra sobre técnicas de neurociência aplicadas à educação e teoria dos esquemas. O evento foi direcionado aos mantenedores dos colégios particulares da cidade.

“O início do ano letivo é um período que exige muito de nós. Temos que acolher a equipe, os pais e as crianças. E quem nos acolhe? Quem nos prepara emocional e psicologicamente para ofertar esse acolhimento? A proposta da palestra é essa, oferecer acolhimento para quem cuida da comunidade escolar”, explica a presidente da AEG, Michelle Guilhen, do Cirandarte e da Escola Rede.

Durante mais de duas horas, foram abordados temas relacionados à educação a partir da neurociência. Como identificar a ansiedade? Como gerenciar as emoções? Como são geradas as inseguranças nas crianças? Quais as reações do cérebro quando entramos em conflito? E, principalmente, como lidar com tudo isso e regular o próprio estado emocional? Estes foram alguns dos questionamentos respondidos.

LEIA TAMBÉM: EDP destaca cuidados com segurança após alerta de tempestades

“A neurociência traz dados que podem ajudar os educadores. Por exemplo: saber que uma criança engajada tem dopamina no sangue e que contar histórias ou música são formas de liberar dopamina. Se o educador passa a pesquisar como o cérebro aprende melhor, vai procurar alternativas para usar essas estratégias em sala de aula. Além disso, o conhecimento ajuda o profissional a regular suas emoções e a multiplicar essas estratégias”, explicou Rilton.

O resultado do uso das técnicas de neurociência em sala de aula, de acordo com a experiência do especialista, pode ser medido pelo aprendizado mais rápido e efetivo. Rilton é diretor Pedagógico da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional, coordenador Pedagógico do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores e autor do livro “Comunicação Emocional – A arte da empatia”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.