Como o Dono do Time Ganhador do Super Bowl Fez Sua Fortuna de R$ 30 Bilhões

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Jeffrey Lurie produziu três documentários vencedores do Oscar, mas nem mesmo ele poderia ter roteirizado um final melhor para seu Philadelphia Eagles, que esmagou o Kansas City Chiefs por 40 a 22 no Super Bowl LIX na noite de domingo (09).

“Esta é uma família dos Eagles muito, muito especial”, disse o empresário de 73 anos ao erguer seu segundo Troféu Lombardi diante de uma multidão fervorosa no Superdome, em Nova Orleans. “E para nossos fãs incríveis, os Eagles são campeões do mundo novamente”, afirmou.

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Para a Filadélfia, esta é a conclusão de um arco de redenção que começou dois anos atrás, depois que o time perdeu o Super Bowl LVII para o Chiefs de maneira dolorosa. A revanche dos Eagles — com um desempenho dominante da linha defensiva, que registrou seis sacks, e uma atuação de MVP do quarterback Jalen Hurts — impediu Kansas City de se tornar o primeiro time na história da NFL a vencer três Super Bowls consecutivos.

Lurie, cujo patrimônio líquido agora é de US$ 5,3 bilhões (R$ 30,69 bilhões), vem acumulando vitórias também fora de campo. Os Eagles valem US$ 6,6 bilhões (R$ 38,21 bilhões), de acordo com estimativas da Forbes, o que os torna o oitavo time mais valioso da NFL e o 12º entre todas as modalidades esportivas. Desde que Lurie comprou a franquia da Filadélfia por US$ 185 milhões (R$ 1,07 bilhão) em 1994, o time valorizou 3.500%, para além das vitórias no Suepr Bowl.

O começo de tudo

Embora a máquina de geração de dinheiro da NFL — que arrecada uma média anual de US$ 12,4 bilhões (R$ 71,80 bilhões) em direitos de mídia nacionais — deva continuar impulsionando esses números, os Eagles estavam longe de ser uma aposta segura quando Lurie arriscou a fortuna da família para comprar o time.

Esse montante tem origem na General Cinema Corporation, fundada em 1935 pelo avô de Lurie, Philip Smith, que, ao longo da década seguinte, passou a controlar nove dos 15 cinemas drive-in dos Estados Unidos. Nos anos 1990, a empresa administrava 315 complexos de cinema, além de deter 60% da rede varejista Neiman Marcus, e expandiu ainda mais sua atuação ao adquirir a Harcourt Brace Jovanovich, uma editora de livros e seguradora que enfrentava dificuldades financeiras, em um negócio de US$ 1,4 bilhão (R$ 8,10 bilhões). A empresa foi rebatizada como Harcourt General.

Inicialmente, Lurie seguiu seu próprio caminho, estudando nas universidades Clark, Boston e Brandeis, além de trabalhar como professor adjunto de política social. Ele ingressou nos negócios da família em 1983, mas saiu dois anos depois para criar sua própria produtora de filmes e televisão, a Chestnut Hill Productions, com sede em Los Angeles.

Levou décadas para Lurie alcançar sucesso em Hollywood, mas ele conquistou três Oscars de melhor documentário como produtor: Inside Job, sobre a crise financeira de 2008; Inocente, que conta a história de uma adolescente americana sem-teto e indocumentada; e Summer of Soul, sobre o Harlem Cultural Festival de 1969. Enquanto isso, Lurie voltou sua atenção para outra de suas paixões: o futebol americano profissional.

Ele ficou obcecado pelo esporte depois de assistir Johnny Unitas e o Baltimore Colts derrotarem o New York Giants na lendária final da NFL de 1958, e o nativo de Massachusetts tornou-se assinante de ingressos para a temporada do Boston Patriots (New England Patriots). O time foi colocado à venda em 1993, mas Lurie desistiu da disputa quando o preço ultrapassou US$ 150 milhões (R$ 868,50 milhões).

No fim, Robert Kraft comprou a franquia por US$ 172 milhões (R$ 996,68 milhões), mas Lurie não precisou esperar muito por outra oportunidade. Depois de fracassar na tentativa de levar um time de expansão para Baltimore — a NFL optou por conceder franquias a Carolina e Jacksonville — Lurie comprou o Philadelphia Eagles do empresário Norman Braman, um vendedor de carros de luxo de Miami que, apesar de hoje ter um patrimônio estimado em US$ 3,6 bilhões (R$ 20,84 bilhões), enfrentava problemas de saúde e queria sair do ramo esportivo.

Na época, os US$ 185 milhões (R$ 1,07 bilhão) que Lurie pagou foram considerados o valor mais alto já desembolsado por uma franquia esportiva profissional, e viabilizar a compra foi um desafio. Lurie e sua mãe, Nancy, contraíram um empréstimo de nove dígitos no Bank of Boston, usando ações da Harcourt General como garantia e oferecendo mais participações do fundo da família como garantias. Em 1995, Lurie trouxe dois sócios minoritários para o negócio: Richard Green, do Firstrust Bank, e Mike Michelson, veterano da KKR.

Lurie agiu rapidamente nos primeiros anos. Em menos de uma década, os Eagles construíram um novo centro de treinamento de US$ 37 milhões (R$ 214,23 milhões) e saíram do Veterans Stadium, que sofria com infestação de ratos, para a nova casa da equipe, o Lincoln Financial Field, um projeto de US$ 512 milhões (R$ 2,96 bilhões) que contou com quase US$ 200 milhões (R$ 1,16 bilhão) em dinheiro público.

“Quando Jeff comprou o time, grande parte do dinheiro veio de outros membros da família — não foi como se ele tivesse fundado a Microsoft e comprado um time de futebol americano”, diz Marc Ganis, presidente da empresa de consultoria Sportscorp, frequentemente chamado de o ‘33º dono’ da NFL por sua proximidade com os tomadores de decisão da liga. “E é por isso que uma das primeiras coisas que Jeff fez foi garantir um novo estádio, não um palácio faraônico para si, mas um que fosse adequado para os torcedores dos Eagles e que também gerasse muita receita”, diz Ganis.

Lurie também tem a admiração de seu adversário no último domingo, o dono do Chiefs, Clark Hunt, que disse à Forbes na semana passada: “Tive o prazer de servir com ele no comitê financeiro por pelo menos uma década, e acho que ele é um dos donos mais inteligentes da liga. Sempre gosto de ouvir sua perspectiva. Às vezes, ele traz uma ideia que ninguém teve antes”, afirma Hunt.

Lurie aplicou essa mentalidade ousada à gestão da equipe, dispensando Andy Reid, o técnico com mais vitórias na história da franquia, em 2012, e se desfazendo do treinador Doug Pederson e do quarterback Carson Wentz, mesmo depois de eles terem conduzido os Eagles ao primeiro título de Super Bowl da equipe na temporada de 2017. Ele também fez uma grande aposta na expansão internacional, com os Eagles disputando, nesta temporada, o primeiro jogo da história da NFL na América do Sul, em São Paulo, Brasil, além de garantir direitos de marketing na Austrália, onde a liga realizará sua primeira partida em 2026.

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