20 dias para o carnaval: escolha da corte, indefinição nos blocos de rua, a rainha do Berbigão e outros destaques

Foto: Matheus Losso / Carnaval de Florianópolis

A Corte do Carnaval 2025

Na noite de ontem, o Largo da Alfândega foi palco do tradicional concurso da Corte Momesca 2025, um dos eventos mais esperados pelos amantes do Carnaval e agremiações. A seleção foi feita por um corpo de jurados que elegeu as realezas oficiais da cidade.

Os escolhidos para compor a Corte Momesca são:

Casal de Cidadão e Cidadã do Samba: Lays Matias e Vandy Júnior, da Embaixada Copa Lord;

Rei Momo: Brasil, da Império Vermelho e Branco;

2ª Princesa: Julia Santos, Jardim das Palmeiras;

1ª Princesa: Fernanda Prim, Unidos da Coloninha;

Rainha: Wanessa Basílio, Os Protegidos da Princesa.

Em entrevista, a Rainha Wanessa Basílio agradeceu ao público e destacou a importância da representatividade e da superação: “Estou muito emocionada em poder representar as passistas, as mulheres e mães. Estou muito feliz! A expectativa é enorme. Será um Carnaval incrível, emocionante, de superação e representatividade”, afirmou.

O prefeito Topázio também discursou durante o evento, ressaltando as novidades para o Carnaval 2025. “Esse ano teremos um grande carnaval com muitas novidades, como os dois dias de desfile, desfile das campeãs na terça-feira e os blocos de rua”, destacou. Ele finalizou desejando um excelente Carnaval a todos e boa sorte à Corte Momesca, que abrilhantará a avenida este ano.

Com entrada gratuita, Ensaios técnicos começam neste sábado

A partir desta sábado (08), as escolas de samba de Florianópolis começam seus ensaios técnicos na Passarela Nego Quirido, uma oportunidade única para conferir de perto a energia das agremiações antes do grande desfile. A entrada nas arquibancadas é gratuita, garantindo ao público presenciar a energia e aquecendo as escolas.

Agenda dos Ensaios Técnicos:

08 de fevereiro (sábado):

Nação Guarani, Acadêmicos do Sul da Ilha e Jardim das Palmeiras

15 de fevereiro (sábado):Império Vermelho e Branco, Os Protegidos da Princesa, Embaixada Copa Lord e Unidos da Coloninha

22 de fevereiro (sábado): Após a Bênção da Passarela, ensaiam Dascuia, União da Ilha da Magia e Consulado

Os ensaios técnicos são momentos fundamentais para que as escolas possam ajustar os últimos detalhes, desde a evolução e harmonia até a sintonia com o samba-enredo. É também uma oportunidade para os integrantes e foliões entrarem no clima do enredo e acompanharem de perto o trabalho das agremiações.

Bruna Barbi, Rainha do Berbigão

A escolha da Rainha do Berbigão, realizada no último dia 6 de fevereiro, coroou Bruna Barbi, representante da escola de samba Coloninha, como musa do bloco mais tradicional do Carnaval de Florianópolis. Em entrevista exclusiva à Ponte Cultural, a rainha compartilhou sua emoção ao receber o título, relembrando sua trajetória no samba e falando sobre as expectativas para o reinado.

“Quando fui eleita a Rainha do Berbigão, fiquei radiante! Feliz por mim e pela minha escola de samba, a Coloninha. Foi aquele sentimento de estar proporcionando uma felicidade para toda uma gremiação. Nossa vitória não é só minha, é de toda a escola. Foi gratificante, maravilhoso, uma felicidade enorme!”

Bruna começou sua relação com o Carnaval de Floripa em 2014, quando entrou para a aula de passistas da Coloninha. Por três anos consecutivos, desfilou como passista da escola (2014, 2015 e 2016) e, em 2017, passou a integrar a comissão de frente. Depois disso, se afastou dos desfiles e passou a acompanhar a escola da arquibancada.

“Fiquei um tempo afastada, acompanhando de longe, torcendo muito pela Coloninha. Mas em 2024 decidi voltar e me inscrevi novamente na aula de passistas. Passei na audição e já fiquei superfeliz, mas não imaginava que chegaria tão longe tão rápido!”

O retorno à escola veio com grandes surpresas. Além de ser aprovada novamente como passista, Bruna recebeu o convite para ser primeira princesa da Coloninha e, pouco depois, a escola a escolheu como representante na disputa da Rainha do Berbigão.

“A gente vai realizando sonhos que estavam adormecidos. A princípio, eu voltaria apenas como passista, mas os convites foram surgindo e fui topando. De repente, estava concorrendo ao título de Rainha do Berbigão e agora estou aqui! É uma felicidade muito grande, de verdade, uma honra imensa!”

Agora, como Rainha do bloco mais tradicional do Carnaval de Floripa, Bruna quer honrar a coroa e levar alegria ao público:

“Quero fazer valer essa faixa, essa coroa que conquistei por mim e pela minha escola. Quero levar muita alegria, samba no pé, carisma, essa troca com a galera do samba e do Carnaval, porque a energia deles é incrível! Essa vibe eu quero levar para o Berbigão deste ano!”

Com a coroação, Bruna Barbi se prepara para abrir oficialmente o Carnaval de Florianópolis, carregando a tradição do Berbigão do Boca, um dos eventos mais emblemáticos da cidade.

Indefinição com os Blocos de Rua

A participação dos blocos de rua no Carnaval de Florianópolis segue indefinida após a divulgação do edital da Prefeitura, que gerou questionamentos entre os organizadores. Um dos principais pontos de debate é o prazo para obtenção do alvará, considerado inviável para muitos blocos, além das restrições para ações de guerrilha de marketing em um raio de 1 km das arenas oficiais, que os coletivos pedem para reduzir para 250 metros.

Diante das preocupações levantadas pelos blocos, na última quinta-feira (6), a Câmara de Vereadores convocou uma reunião e formou um grupo de trabalho, a pedido do líder do governo na Casa, vereador Diácono Ricardo. Já na sexta-feira (7), as primeiras solicitações de alterações no edital foram entregues à Prefeitura, que agora deve analisar os pedidos.

A Ponte Cultural segue acompanhando essa movimentação e trará mais informações em breve sobre os desdobramentos dessa negociação entre a Prefeitura e os blocos de rua.

O post 20 dias para o carnaval: escolha da corte, indefinição nos blocos de rua, a rainha do Berbigão e outros destaques apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.