Iniciativa oferece exames oftalmológicos e doação de óculos a vulneráveis

Dicastério doará 1500 exames oftalmológicos e cerca de 1300 óculos ao longo do Jubileu 2025 aos moradores de Roma mais vulneráveis

Da redação, com Vatican News

Foto: Paul Diaconu por Pixabay

Durante o Jubileu da Esperança, uma iniciativa do Dicastério para a Evangelização pretende ajudar os moradores de Roma que não tem condições de pagar por cuidados de saúde especializados. Serão oferecidos um total de 1500 exames oftalmológicos gratuitos e a doação de cerca de 1300 óculos.

Os exames oftalmológicos gratuitos e as doações de óculos estarão concentrados no recém-inaugurado Centro Oftalmológico Social Permanente na Comunidade de Santo Egídio, em Roma. Os médicos da IRCCS Fundação Bietti (único instituto de caráter científico que trabalha exclusivamente com oftalmologia na Itália), irão acolher os pacientes durante duas tardes por semana para realizar check-ups gratuitos, com a possibilidade de realizar outros testes de diagnóstico no Hospital Britânico de Roma em convênio com o sistema público de saúde.

Essa rede de solidariedade tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis, garantindo o acesso a serviços essenciais de saúde e oferecendo novas oportunidades de inclusão. Esse modelo já levou a outras iniciativas semelhantes, como os centros abertos na cidade de Nápoles e na própria capital italiana em anos anteriores.

Oferecer esperança e assistência

Durante o Ano do Jubileu, outras clínicas oftalmológicas temporárias serão montadas em Roma, por ocasião de eventos como o Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde no início de abril e também naquele dos Pobres em novembro. No total, mais de 1.500 exames estão planejados e cerca de 1.300 óculos serão doados.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Vincenzo Paglia, que enfatizou como o projeto incorpora o espírito do Jubileu, oferecendo esperança e assistência aos mais necessitados. Cuidar de quem sofre é desempenhar um papel especial, “um hino à dignidade humana, um canto de esperança”, reforçou o Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial do Enfermo de 11 de fevereiro:

“Os lugares onde se sofre são frequentemente espaços de partilha, nos quais nos enriquecemos uns aos outros. Quantas vezes se aprende a esperar à cabeceira de um doente! Quantas vezes se aprende a crer ao lado de quem sofre! Quantas vezes descobrimos o amor inclinando-nos sobre quem tem necessidades! Ou seja, apercebemo-nos de que todos juntos somos ‘anjos’ de esperança, mensageiros de Deus, uns para os outros: doentes, médicos, enfermeiros, familiares, amigos, sacerdotes, religiosos e religiosas. E isto, onde quer que estejamos: nas famílias, nos ambulatórios, nas unidades de cuidados, nos hospitais e nas clínicas.”

Ação de graças pelos cuidadores

Justamente por ocasião do 33º Dia Mundial do Enfermo, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) retorna o encontro com a oração de ação de graças a Deus pelos cuidadores, nesta sexta-feira, 7 de fevereiro.

A iniciativa prevê uma hora de Oração Eucarística, conduzida pela equipe e pelo capelão de algumas estruturas de saúde, como hospitais e casas de repouso, ou mesmo por algumas igrejas conectadas on-line.

Neste ano, em virtude do Jubileu da Esperança, o compromisso será multiplicado por outros 10 encontros, sempre na primeira sexta-feira do mês: além deste 7 de fevereiro, também será realizado em 7 de março, 4 de abril, 2 de maio, 6 de junho, 4 de julho, 1 de agosto, 5 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e, finalmente, 5 de dezembro – durante todo o Ano Santo.

O post Iniciativa oferece exames oftalmológicos e doação de óculos a vulneráveis apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.