Presidência da CNBB se reúne o Papa Francisco no Vaticano

Além de se reunirem com o Santo Padre, os bispos brasileiros também conversaram com representantes do Dicastério para a Causa dos Santos

Da redação, com CNBB

A presidência da CNBB em Roma na manhã desta quinta-feira, 15 / Foto: Reprodução CNBB

Na manhã desta quinta-feira, 6, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se encontra em Roma para sua visita anual, esteve reunida com o Papa Francisco e com membros do Dicastério para a Causa dos Santos.

Leia também
.: “Momento de comunhão”, diz o Cardeal Parolin sobre visita da CNBB

“Encontramos o Santo Padre um pouco resfriado, mas com uma disposição muito bonita”, disse Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB. “Pudemos abordar alguns assuntos específicos, a realidade do nosso Brasil com suas alegrias, mas também com suas angústias”.

Sobre as conversas mantidas com representantes do Dicastério para a Causa dos Santos, o prelado disse que o Brasil é visto com muita esperança e admiração pelo Vaticano. “O Brasil é visto com esperança e admiração pela organização e o dinamismo pastoral, seja pelo que a Conferência oferece aos bispos e os trabalhos que são desenvolvidos nas realidades locais”, disse Dom Jaime.

Ainda sobre o encontro com o Sucessor de Pedro, Dom Jaime disse que se tratou de uma experiência única. “É sempre uma oportunidade de reverência para com a figura de Pedro”, explicou. “O Santo Padre sempre nos acolhe com muita abertura de coração e nos traz as expectativas da Igreja em nível mundial. E ainda busca pontuar aquilo que seja importante não só para a Igreja no Brasil”, acrescentou.

O presidente da CNBB revelou ainda que dois textos foram entregues ao Papa Francisco: um relatório sobre os trabalhos feitos em 2024 e um texto-base para a vindoura Campanha da Fraternidade 2025. “Entregamos este texto [da CF 2025] para todos os prefeitos dos Dicastérios que vistamos. A temática proposta para este ano vai de encontra a uma realidade que vivemos no mundo todo, com essas crises climáticas que se expressam no mundo todo, de diferentes formas”, detalhou.

Dom Jaime reforçou o caráter contemporâneo do tema apresentado para esta edição da Campanha da Fraternidade. Para o bispo, uma série de fatores cooperam para isto, como a celebração dos dez anos da encíclica Laudato Si e a realização da COP30 no Brasil, em Belém. “A Campanha traz, eu diria, uma alegria por não falar somente de uma necessidade de conversão individual, mas requer, indica uma necessidade conversão não só em nossas comunidades, mas no seio da sociedade”, observou.

O post Presidência da CNBB se reúne o Papa Francisco no Vaticano apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.