Samsung Cita Venda Fraca de Chips de IA no 1º Trimestre com Restrições dos EUA à China

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

A Samsung alertou nesta sexta-feira (31) sobre fraqueza de vendas de chips de inteligência artificial neste primeiro trimestre devido às restrições de exportação impostas pelos Estados Unidos contra a China, e enquanto trabalha para lançar uma versão melhorada de seus microprocessadores mais avançados.

Em dezembro, os EUA anunciaram novas medidas de repressão ao setor de semicondutores da China, incluindo a restrição de vendas de chips de memória de tipo HBM. O mercado esperava que a Samsung, que depende de clientes chineses para cerca de 20% das vendas de HBM, de acordo com analistas, fosse atingida com muito mais força do que seus pares.

Leia também

  • Imagem dos novos modelos de smartphones da Samsung, linha Galaxy S25
    Forbes Tech

    Com Agentes de IA, Samsung Lança Novo Galaxy S25

  • Forbes Tech

    Para Além das Vendas, IA Tem Sido Fundamental na Unificação da Samsung, Explica VP

  • Forbes Tech

    CES 2025: os Produtos Mais Inovadores da Maior Feira Tech do Mundo

“Haverá algumas restrições temporárias em nossas vendas de chips HBM no primeiro trimestre”, disse Kim Jae-june, vice-presidente da Samsung.

“Esperamos algum impacto em nossa demanda de HBM, não apenas devido às restrições dos EUA sobre as exportações de chips de alta qualidade, mas também devido a uma mudança na demanda por chips aprimorados por parte dos principais clientes”, disse ele.

A Samsung, que iniciou as vendas de produtos HBM3E de 8 e 12 camadas no terceiro trimestre, disse que planeja lançar os produtos HBM3E aprimorados em março.

O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse este mês que a Samsung tem que “projetar um novo design” para fornecer chips HBM para sua empresa, informou o Korea JoongAng Daily.

A Samsung disse em outubro que estava fazendo progressos no fornecimento de chips HBM para a Nvidia, mas não divulgou nenhuma atualização desde então.

Kim disse que as restrições de fornecimento de GPUs também estão gerando atrasos em projetos de alguns clientes, o que pesa sobre a demanda por chips de memória usados em servidores de centrais de processamento de dados.

Os chips de GPU fabricados pela Nvidia estão em falta devido à forte demanda e aos desafios de engenharia em sua fabricação.

A Samsung afirmou que seu lucro operacional foi de 6,5 trilhões de wons (US$ 4,48 bilhões) no quarto trimestre, uma queda de 29% em relação ao terceiro trimestre.

A empresa sul-coreana disse que esperava um crescimento limitado do lucro no primeiro trimestre devido às fracas condições de negócios de chips de memória, incluindo a demanda por smartphones e computadores pessoais.

A Samsung previu que o crescimento do mercado de telefonia móvel vai desacelerar este ano, à medida que mudanças políticas dos Estados Unidos sob o comando de Donald Trump e “a inflação devem criar uma série de incertezas e pesar sobre a confiança do consumidor”.

RECUPERAÇÃO DA DEMANDA

A Samsung, maior fabricante de chips de memória do mundo, espera que a demanda geral do mercado de chips de memória se recupere a partir do segundo trimestre.

Analistas dizem que os resultados e o preço das ações da Samsung em 2025 dependerão de a companhia fornecer volumes consideráveis de chips avançados HBM3E de 12 camadas para a Nvidia.

A SK Hynix e a maior fabricante de chips contratada do mundo, a TSMC de Taiwan, divulgaram números recordes de lucros trimestrais este mês devido ao boom da IA, com a SK Hynix superando a Samsung pela primeira vez.

O lucro operacional do quarto trimestre da Samsung aumentou 130% em relação a uma base baixa no ano anterior, quando o setor de chips de memória ainda estava lutando contra sua pior recessão em décadas.

O lucro operacional do negócio de telefonia móvel da Samsung caiu 22%, para 2,1 trilhões de wons no quarto trimestre em relação ao ano anterior.

A divisão de chips obteve um lucro operacional de 2,9 trilhões de wons, mas esse valor foi menos da metade do lucro de 8,08 trilhões que a SK Hynix, empresa de menor porte, teve no mesmo período.

Escolhas do editor

  • luo fuli deepseek forbes
    Escolhas do editor

    DeepSeek: Conheça a Jovem de 29 Anos por trás da Startup Chinesa

  • comunicação trabalho forbes
    Carreira

    3 Jargões Corporativos Tão Usados Que Perderam o Sentido

  • trabalho remoto forbes
    Carreira

    3 Trabalhos Remotos Para Começar em 2025 Mesmo Sem Experiência

O post Samsung Cita Venda Fraca de Chips de IA no 1º Trimestre com Restrições dos EUA à China apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.