Após recorde histórico, Porto de São Francisco do Sul abre 2024 com crescimento de 15%

O primeiro mês de 2024 foi marcado por crescimento na movimentação do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. Durante o mês de janeiro, o terminal teve aumento de 15% com relação ao mesmo período do ano passado.

Porto de São Francisco do Sul teve aumento expressivo em janeiro

Terminal é o que mais cresceu entre os portos públicos do país em 2023 – Foto: Divulgação/ND

Ao todo, 1,44 milhão de toneladas foram embarcadas e desembarcadas no porto, cerca de 190 mil toneladas a mais do que no mês de janeiro de 2023, quando 1,25 milhão de toneladas passaram pelo terminal.

Segundo o porto, a agricultura nacional foi determinante para o crescimento, principalmente por conta da importação de fertilizantes e a exportação de soja.

“Em anos anteriores havia meses sem embarque de soja ou milho. Em janeiro de 2023, por exemplo, não houve movimentação de soja. Já neste janeiro foram exportadas 200 mil toneladas”, explica o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Durante o primeiro mês do ano, as exportações somaram 781 mil toneladas, com destaque para o milho (561 mil toneladas) e a soja (200 mil toneladas). As importações somaram 658 mil toneladas, e os produtos siderúrgicos lideraram a movimentação, com 328 mil toneladas.

Porto de São Francisco do Sul alcançou recorde histórico em 2023

O ano de 2023 foi marcado por um recorde histórico de movimentação de carga para o terminal portuário. Ao todo, 16,8 milhões de toneladas passaram pelo porto, um aumento de 33% em comparação a 2022.

Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil, o terminal do Litoral Norte de SC foi o que mais cresceu. Já entre todos os terminais públicos, foi o que teve o segundo maior percentual de crescimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.