Cobusiness: parceria entre indústrias e universidade impulsiona a inovação no Sul de SC

Gerar inovação, aprimorar processos e pôr em prática projetos que fomentem novos negócios fazem parte da lista de desejos comuns de empresas que querem crescer. E em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, mais de 20 empresas já encontraram o ambiente adequado para esse crescimento por meio do Cobusiness, um programa de inovação corporativa da Satc, que alia indústria e universidade em busca de soluções práticas para os negócios.

Indústrias locais ganham soluções práticas e aumentam a competitividade com colaboração acadêmica. – Foto: Divulgação/Alfa Comunicação e Conteúdo/ND

Um exemplo de sucesso é a Imbralit, empresa que completou 50 anos em 2024 e é referência no setor. Por meio do Cobusiness, a empresa desenvolveu a telha Imbrafort, que utiliza tecnologia inovadora para oferecer resistência e durabilidade superiores.

“Estamos sempre buscando melhorias e inovações que agreguem qualidade aos nossos produtos”, explicou Camila Gaspodini Tachinski, coordenadora de qualidade e P&D da empresa.

Além de lançar novos produtos, a Imbralit utiliza o programa para explorar ideias e aprimorar tecnologias em linhas existentes. Segundo Camila, “a parceria entre indústria e academia é essencial para desenvolver soluções inovadoras e criar um processo eficaz por meio da Jornada de Desenvolvimento e Execução, composta por seis etapas que garantem desde a validação da ideia até o estudo de escala”.

Outra empresa que colhe frutos do Cobusiness é a La Moda. O grupo, por uma iniciativa estratégica, está finalizando um aplicativo que aprimora a relação com clientes por meio de feedback direto sobre produtos e serviços.

Para Alexandre Buratto, coordenador de sistemas da La Moda, a parceria oferece suporte técnico e abordagem colaborativa. “Além de contarmos com um apoio fundamental na geração de ideias e no rompimento de barreiras, a colaboração com a Satc tem nos permitido trabalhar com profissionais altamente qualificados. A universidade tem sido um verdadeiro braço forte no desenvolvimento do nosso aplicativo”. disse.

Desde sua implantação, em 2021, o Cobusiness gerou mais de 2.500 ideias, algumas das quais se tornaram soluções reais e eficazes para o mercado. Atualmente, o programa atende mais de 20 empresas de diferentes segmentos, que juntas faturam R$ 12 bilhões ao ano.

“Aqui é uma grande oportunidade para as empresas desenvolverem talentos, cultura de inovação e gerar novos negócios ou melhorias internas. É um modelo de sucesso porque atua dentro do planejamento estratégico da empresa junto com várias frentes que garantem a perenidade dos processos”, destacou Pâmela Milak, gerente de PD&I e Consultorias do Cobusiness.

O programa também promove integração entre empresas, startups e profissionais de diferentes áreas. Acompanhando ideias da concepção à execução final, o Cobusiness garante aprendizado e resultados significativos. “Fortalecemos a inovação e contribuímos para o crescimento das empresas de forma colaborativa”, concluiu Pâmela.

Acompanhamento do início ao fim no Cobusiness

Ao longo dos dois anos de atividades, muitas empresas já chegaram ao Cobusiness com ideias definidas. Outras, no entanto, procuram o programa porque querem inovar, mas ainda não sabem o caminho a seguir.

“As equipes nas empresas estão ocupadas com o dia a dia. O diferencial aqui é que nós acompanhamos o nascimento da ideia, o estudo de viabilidade financeira e depois toda a execução para garantir que a empresa atinja seus objetivos. Algumas ideias funcionam, outras não. Mas, com a metodologia da Satc, analistas qualificados, acadêmicos e o acompanhamento da empresa, garantimos resultados positivos”, destacou Pâmela Milak.

Oportunidade de novos negócios e talentos

Ao se integrarem no programa, as empresas ainda ampliam a rede de contatos e os canais de geração de negócios. “Quem participa do Cobusiness não se conecta somente com a Satc, mas sim com todo um ecossistema internacional, faz conexões com outras empresas e com mais de 25 startups”, ressaltou a gerente de PD&I e Consultorias.

Outra das principais vantagens, segundo Pâmela Milak, é o desenvolvimento de talentos e recursos humanos oportunizado às empresas participantes. “Aqui há oportunidade de os líderes de projeto, independentemente de sua área de origem, transitarem por diversos setores da empresa, sempre contando com o apoio da equipe técnica”, avaliou.

Atualmente, o Cobusiness Satc atende empresas e grupos econômicos de segmentos variados que atuam com produtos ou serviços.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.