O que fazer em Canasvieiras

Canasvieiras fica no Norte de Florianópolis, vizinha da famosa Jurerê Internacional. Canas é uma das praias queridinhas dos estrangeiros em Santa Catarina e possivelmente a mais querida por eles em Florianópolis.

Paisagem linda, mar calmo e de águas mornas e uma infraestrutura completíssima certamente contribuem para sua fama e o aglomerado de turistas que tomam conta do bairro na alta temporada.

Além do banho de mar, há muito o que fazer em Canasvieiras, incluindo outras formas de se divertir no mar, passeios, compras no enorme centro comercial, bares, restaurantes e baladas, entre outros. Confira todos eles e programe-se para conhecê-la!

Sol, areia e mar

Foto aérea da Praia de Canasvieiras. O mar é esverdeado e no canto esquerdo há uma passarela de madeira que parte da areia da praia e segue pelo mar. A areia da praia é clara e está cheia de guarda-sóis. Atrás dela, há prédio, um córrego do lado esquerdo e vegetação.

Vista aérea da Praia de Canasvieiras e do trapiche de onde saem passeios de barco – Foto: Allan Carvalho/PMF/Divulgação

A Praia de Canasvieiras tem cerca de 2,2 quilômetros de extensão de uma faixa de areia fina, clara e larga (recentemente alargada). Combinada com o mar de águas calmas e mornas e com os raios de sol, o cenário é encantador e justifica que ela seja um dos destinos mais movimentados de Florianópolis durante a alta temporada (dezembro a março).

Conseguir um bom lugar na areia e no estacionamento público em frente à praia, portanto, requer que você chegue cedo. A porção central da praia é a mais movimentada e com maior quantidade de restaurantes à beira-mar.

Ambulantes e locação de cadeiras e guarda-sóis também são fáceis de encontrar. Além disso, essa parte tem um charme especial: uma área gramada que antecede a areia.

O lado esquerdo, próximo à Ponta dos Morretes, tende a ser mais tranquilo (ainda assim com bastante gente) e o lado direito é onde fica o trapiche de onde partem os passeios de barco, praticamente na divisa com a Praia da Cachoeira do Bom Jesus.

Banana boat, stand up paddle e outras aventuras no mar

Explorar as águas calmas de ondas leves não se limita a banhos de mar. O roteiro do que fazer em Canasvieiras pode incluir passeios de banana boat, stand up paddle, caiaque, jet ski e com outros equipamentos náuticos, oferecidos especialmente durante a alta temporada de verão pela praia.

Passeio de Barco Pirata

Foto de dois homens jovens vestidos de pirata sobre uma passarela de madeira. Um deles tem uma espada na mão e o outro um arma. Eles estão de frente um para o outro, de forma lateral para a foto, e apontam as armas um para o outro. Ao fundo estão outros personagens do passeio temático e o mar. No canto esquerdo da foto é possível ver uma parte do barco pirata.

O passeio no temático Barco Pirata é uma das atrações da Praia de Canasvieiras – Foto: Escunas Pirata/Divulgação

Clássico das cidades turísticas litorâneas, em Canasvieiras também tem passeio em barcos piratas. O ponto de embarque é o trapiche do lado direito da praia. Durante a alta temporada tem passeio todo santo dia, em diferentes horários.

A bordo de grandes embarcações temáticas é possível conhecer diferentes pontos turísticos de Florianópolis e da vizinha Governador Celso Ramos. A caminho de cada destino, os piratas e sua trupe se encarregam de fazer a tripulação inteira dançar conforme a música e se divertir.

Em roteiros que variam de duas a cinco horas de duração, os passeios contemplam vista panorâmica de Canasvieiras, Canajurê, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela, com paradas para banho na Ilha do Francês. Os mais demorados param na Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos.

Visita à Ilha do Francês

Foto aérea da Ilha do Francês, com águas azuis transparentes. No mar, há algumas pedras e vários caiaques com pessoas. No canto esquerdo, um morro com vegetação. No canto direito, aparece um pedação da areia branca, com uma área de sombra feita por uma árvore.

Passeio até a paradisíaca Ilha do Francês parte de Canasvieiras – Foto: Floripa Stand Up Paddle/Divulgação

De águas calmas e de cores que variam entre o azul e o verde, a Ilha do Francês fica bem de frente à Praia de Canasvieiras, a cerca de um quilômetro da costa. Há várias formas de chegar até ela e nadando não é uma das opções, por questão de segurança.

A primeira forma é por meio dos passeios no Barco Pirata. Eles costumam parar na ilha para banho. Outro jeito é sentado em uma banana boat, que também vai até ela. De lancha e jet ski também dá. Outra opção é chegar remando, em passeios de caiaque com instrutores junto.

Saídas para mergulho

Foto do fundo do mar, com peixes em cores de cinza e amarelo e dois mergulhadores que olham para eles.

Da Praia de Canasvieiras saem passeios para mergulho na Ilha do Arvoredo – Foto: Rodrigo Rodrigues/Acquanauta/Redes Sociais

Aos espíritos desbravadores, o roteiro de o que fazer em Canasvieiras pode incluir saídas para mergulho. No bairro há empresas que promovem mergulhos com saída do trapiche de Canasvieiras.

O principal destino é a Ilha do Arvoredo, entre Florianópolis e Bombinhas e riquíssima em biodiversidade. Ali, é possível praticar o mergulho de superfície, com uso de snorkel, ou então passar pelo mergulho de batismo, em profundidade e na companhia de um instrutor, arraias, tartarugas, cavalos marinhos e várias espécies de peixes.

Fazer o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Foto de quatro homens de costas caminhando pela areia da Praia dos Ingleses. Eles seguram bastões de caminhadas e usam bonés. Do lado direito, o mar de águas azuis. Do lado esquerdo, alguns barcos na áreia e uma árvore. Ao fundo, dunas de areia e morros verdes.

Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela inicia em Canasvieiras e termina na Praia dos Ingleses (da foto) – Foto: Divulgação/ND

Desde 2017, Florianópolis integra oficialmente um trecho do famoso Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha. O percurso de 21 quilômetros inicia na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, e termina no bairro ao lado, em Ingleses do Rio Vermelho.

O percurso é autoguiado e passa por praias, estradas e trilhas. Tendo emitido a Credencial do Peregrino, emitida pela igreja de Canasvieiras ou pela ACACSC (Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela), ao final o caminhante tem comprovado que já cumpriu 21 quilômetros do caminho, a ser completado na Europa.

Compras no centrinho

O centrinho, na verdade, é um centrão. O bairro de Canasvieiras tem uma infraestrutura de hospedagem, lojas, serviços, bares e restaurantes muito completa. Para quem quer “bater perna” para conhecer o comércio, o destaque vai para duas vias comerciais: a Avenida das Nações e a Rua Madre Maria Villac.

A Avenida das Nações é aquela por onde se entra no bairro pelo trevo de Canasvieiras. Ao longo de toda ela (cerca de 700 metros) há hotéis, supermercados, agências de turismo e passeios, bancos, lojas, cafeterias, bares e restaurantes.

O mesmo ocorre com a Rua Madre Maria Villac, que é perpendicular à avenida. Nesta via de mais de dois quilômetros de extensão, o comércio efervescente se estende por sete quadras, que vão da Rua José Daux a Rua Rodolfo Hickel, com muitas opções.

Experimentar alguns de seus bares e restaurantes

Canasvieiras tem bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, sorveterias aos montes. A porção central da praia e do bairro em si é a que concentra a maior quantidade deles.

Há opções para todos os gostos e bolsos. Além dos clássicos e tradicionais restaurantes de frutos do mar, há churrascarias, pizzarias, hamburguerias, comida chilena e argentina, entre outros.

Vários dos restaurantes têm vista para o mar e alguns bares/quiosques estão instalados na parte gramada que antecede a areia da praia, em sua porção central.

Conhecer a galeria de arte a céu aberto

Uma comum e simples rua com ligação direta para a praia se tornou uma galeria a céu aberto e pode estar no seu roteiro do que fazer em Canasvieiras.

O último trecho da Rua José Carlos Daux foi revitalizado em 2023 para se tornar o Largo José Daux, com bancos de madeira, paisagismo verde, recursos de acessibilidade e uma galeria de arte.

As grandes pinturas que fazem parte da galeria a céu aberto estão próximas a escada de acesso à areia. São trabalhos de nove artistas e diferentes estilos. Vale conferir.

Assistir ao pôr do sol

O pôr do sol em Canasvieiras é muito bonito e famoso. Em qualquer canto da praia você pode apreciar o astro-rei se despedindo e colorindo as águas de dourado.

O que fazer em Canasvieiras à noite?

A programação noturna em Canasvieiras inclui bater perna pelo centro comercial, que na alta temporada tem seu horário estendido, e aproveitar os estabelecimentos gastronômicos. Entram na lista restaurantes, bares e baladas.

Vários barzinhos e botecos contam com música ao vivo. Caso do eclético Boteco O Mané, cuja programação vai de MPB a modão sertanejo e rock’n’roll, e também do North Pub Canasvieiras que se intitula como o pub mais sertanejo de Floripa.

Para quem gosta de entrar madrugada adentro, também há baladas em Canasvieiras. Aberta aos sábados, a Jacks London Floripa é focada em música eletrônica, pop, hip hop, funk e reggaeton. Já a Floripa Club dedica as sextas-feiras ao reggaeton e os sábados ao eletrônico.

O que fazer em Canasvieiras com chuva?

Especialmente no verão, o tempo é instável em Florianópolis e é comum um dia que iniciou ensolarado receber chuva sem aviso prévio. Quando a areia e o mar se tornar inviável, vale percorrer as lojas do centro e de galerias de rua (cobertas), tomar um café demorado em uma das cafeterias charmosas da região e visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte (20 minutos de carro).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.