“A Cobrança é Maior”, Diz CEO da Bayer Crop Science sobre Ser Primeiro Líder Negro

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Maurício Rodrigues compara ser um CEO negro no Brasil a “ser filho único em meio a famílias enormes”. “Por um lado, há a percepção de não ter muitas referências nessa mesma posição, mas há uma cobrança externa maior, como se qualquer atitude fosse avaliada mais de perto. Há uma carga de responsabilidade proporcional à importância de se tornar referência”, diz. Chefe da divisão agrícola da Bayer para a América Latina desde 2021, o executivo está na lista Forbes Melhores CEOs de 2024.

Com duas décadas de experiência nos negócios, ele destaca como a empresa tem lidado com a volatilidade do mercado agrícola, mantendo um ritmo de crescimento enquanto segue alinhada à missão “Saúde para todos, fome para ninguém.”

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Para promover a segurança alimentar, a Bayer produz biotecnologias e sementes de alta performance que são tolerantes a pragas e garantem mais resiliência ao cultivo. “Graças a um investimento robusto em pesquisa e desenvolvimento, com o apoio de tecnologias baseadas em dados, descobrimos novas maneiras de proteger a segurança alimentar. Atuamos com a ciência a nosso favor.”

De fato, a Bayer investiu globalmente mais de 6,5 bilhões de euros ao longo dos últimos três anos no desenvolvimento de produtos e serviços focados em melhoramento genético, biotecnologia, química, produtos biológicos e ciência de dados para impulsionar inovações.

Ciente da urgência da mobilização do setor privado em questões como a mitigação das mudanças climáticas e a regeneração do meio ambiente, Rodrigues afirma que sua estratégia é guiada pela criação de “soluções flexíveis, tendo a agricultura regenerativa como elemento central para que agricultores combinem produtividade, lucratividade e sustentabilidade”. Entre essas soluções está uma biotecnologia que possibilita que centenas de produtores gerem mais de 100 sacas de soja por hectare, “algo inimaginável alguns anos atrás”, e o maior programa de carbono da agricultura brasileira, que deve impactar 1 milhão de hectares já na próxima safra.

Rodrigues enfatiza também as ações socialmente afirmativas da Bayer, como o grupo de afinidade étnico-racial BayAfro, que participa ativamente de discussões, planos e projetos; o programa de trainee Liderança Negra Bayer; e iniciativas de aceleração de mulheres negras e de equidade de gênero. Perguntado sobre a maior lição que aprendeu como CEO, ele reflete: “O cargo faz com que, em um dia, seja preciso lidar com melhoramento genético, em outro com finanças, em outro com estratégias comerciais… É preciso ter humildade para reconhecer que você não é o expert na maior parte das funções em que atua.”

Por fim, aconselha jovens aspirantes à liderança: “É preciso ser uma esponja: focar mais em aprendizados do que em títulos e trabalhar bem o ego. A liderança é um ato que demanda empatia combinada à autoconfiança”.

Reportagem publicada na edição 123 da Forbes, lançada em setembro de 2024.

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