
O armazenamento adequado da carne crua é fundamental para garantir sua segurança e qualidade. Isso porque a refrigeração impede que bactérias e outros microrganismos se multipliquem no alimento e gerem problemas à saúde.

Tempo da carne crua na geladeira depende de cada tipo – Foto: Freepik/ND
Conforme o professor Roberto de Oliveira Roçam a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a carne é um dos alimentos mais perecíveis, por isso precisa ser resfriada rapidamente logo após o abate para reduzir sua temperatura interna para cerca de 0°C.
As câmaras frigoríficas utilizadas para esse fim devem manter temperaturas entre -4°C e 0°C, não excedendo 3°C.
Em casa, o ideal é que a carne crua na geladeira esteja em temperaturas abaixo de 4°C para ser conservada de maneira segura. Ou seja, o ideal é que ela seja guardada no freezer.
O tempo de armazenamento varia conforme o tipo de carne:
- Carne bovina: até 3 dias;
- Carne suína: de 2 a 3 dias;
- Aves (como frango): de 1 a 2 dias;
- Carnes moídas ou embutidos frescos: até 1 dia.

Carne crua na geladeira deve estar guardada corretamente para evitar contaminação cruzada – Foto: Freepik/ND
Como armazenar corretamente a carne crua na geladeira
Além de se atentar ao tempo de duração, é preciso guardar corretamente a carne crua na geladeira para evitar contaminação cruzada com outros alimentos.
Para isso, coloque a carne em um recipiente hermético, ou embrulhe-a cuidadosamente em filme plástico ou papel alumínio. Além disso, prefira sempre colocá-la na parte mais fria da geladeira.
Se a carne não for utilizada no prazo recomendado, o mais seguro é congelá-la. No freezer, ela pode durar muito mais tempo, preservando seu sabor e qualidade.