Seis exposições gratuitas para apreciar em Florianópolis em dezembro

O circuito das artes visuais está agitado nessa semana e o blog, com a nobre colaboração do jornalista Juliano Zanotelli, traz uma lista de seis exposições gratuitas e bacanas, além de feiras e outras ações para visitar gratuitamente pelas próximas semanas.

Tem coisas realmente incríveis, como a exposição que abre nessa terça (03) na Helena Fretta Galeria e que homenageia Rodrigo de Haro por meio dos trabalhos de 32 artistas contemporâneos. E sabe a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti? Está de aniversário. São 20 anos do espaço que vai marcar a data com uma exposição dedicada justamente ao artista manezinho que lhe dá o nome.

Esse é uma das 40 obras que fazem parte da exposição “Mínimas Múltiplas e Incomuns” que abre nessa terça (03/12) na Helena Fretta Galeria de Arte – Foto: Divulgação

 

“Mínimas Múltiplas Incomuns”

O artista plástico e poeta Rodrigo de Haro será homenageado na segunda edição da exposição “Mínimas Múltiplas Incomuns”, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis. A mostra abre nesta quinta-feira, a partir das 18h30. A expo apresenta trabalhos de 32 artistas contemporâneos catarinenses de São Paulo, do Paraná e do Rio Grande do Sul representados pela galeria.

Cada edição presta homenagem para artistas renomados que contribuíram para a história das artes plásticas em Santa Catarina. Desta vez é Rodrigo de Haro, nascido na França, e que viveu em Florianópolis até os 82 anos, quando faleceu em 2021.

“Mínimas, Múltiplas, Incomuns” encerra o calendário expositivo da galeria em 2024, e contará com 40 obras de arte em pequenas dimensões. Todas as obras da exposição vão estar disponíveis para aquisição. Você pode aproveitar e visitar gratuitamente até o dia 23 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Pedro Paulo Vecchietti foi um dos notórios artistas gráficos e visuais de Florianópolis, e faleceu em 1993. Seu nome hoje batiza a Galeria Municipal de Artes em Florianópolis que celebra 20 anos com exposição dedicada ao seu patrono – Foto: Divulgação

“A Vinheta na Gênese da Obra de VECCHIETTI”

Pedro Paulo Vecchietti nasceu em 1933 e viveu até seus últimos dias em Florianópolis, em 1993. Artista gráfico por formação e um multifacetado criador, é ele quem dá o nome à Galeria Municipal de Arte que chega aos 20 anos. A celebração será com uma exposição em homenagem ao seu patrono, “A Vinheta na Gênese da Obra de VECCHIETTI”, a partir de quinta-feira, com entrada gratuita.

“A Vinheta na Gênese da Obra de VECCHIETTI” explora a presença das vinhetas na produção do artista Pedro Paulo Vecchietti (1933-1993), destacando esta forma de expressão, tradicionalmente associada às artes gráfica e decorativa, e sua transição para outras manifestações artísticas.

São gravuras, tapeçarias e outras produções do artista cedidas por órgãos públicos e acervos particulares, com a colaboração do filho do artista, Paulo Renato Vecchietti, e da artista Clara Fernandes, com quem Vecchiett “Pai” trabalhou intensamente.

A abertura será às 16h30 e a visitação vai até o dia 07 de fevereiro. A Galeria Municipal fica na Praça XV de Novembro, 180, Centro de Floripa. A curadoria é de Sandra Ramalho e Oliveira e Sandra Nunes.

Obra “Regina”, premiada no Salão Internacional de Artes de Madri (Espanha) – Foto: sR Lima/Divulgação, e que resultou na exposição que o artista sR Lima abrirá na sexta-feira na Galeria Lama, no Centro de Florianópolis.

“Regina”, de sR Lima

O artista sR Lima, que recebeu o prêmio de melhor colagem no Salão Internacional de Artes de Madrid, na Espanha, no início de 2024, abre no dia 6 dezembro a exposição “Regina”, na Galeria Lama, em Florianópolis. A entrada é gratuita e começa a partir das 18h.

Através do reconhecimento internacional da obra “Regina”, o artista desenvolveu uma série de trabalhos homônimos ao título da exposição. Tanto que nesta individual, que tem curadoria de Meg Tomio Roussenq, serão apresentadas 15 obras e todas levam o mesmo título.

Meg destaca que a exposição faz uma alusão a fragmentação da identidade da virgem Maria, a rainha dos céus, e por isso todos os trabalhos levam o nome de ‘Regina’. “A mostra propõe um novo olhar sobre a construção das identidades sociais. Tanto que a figura de Maria é despida de sua carga religiosa tradicional para emergir como um símbolo de multiplicidade e inclusão. ‘Regina’ não busca sacralizar ou dessacralizar, mas sim humanizar, através da arte, as infinitas possibilidades de ser e existir no mundo contemporâneo”, explica a curadora.

A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro de 2025 na Galeria Lama, que fica Rua Antônio (Nico) Luz, 159, no Centro de Florianópolis. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e aos domingos das 12h às 18h.

Ainda estão lá: outras exposições gratuitas para conferir!

A Fundação Cultural BADESC, também no Centro de Florianópolis, está com três exposições abertas para visitação: “A Outra em Mim”, de Priscila dos Anjos, que pode ser visitada até 5 de dezembro, “Objetos Instalativos”, de Rubens Oestroem, fica em cartaz até 12 de dezembro, e “Água Mole, Pedra Dura”, da artista Camila Martins, aberta para visitação até 9 de janeiro de 2025. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13h às 19h e a entrada é gratuita.

E entre os dias 5 e 7 de dezembro, a Fundação recebe o desdobramento da ação artística “Nunca Imaginei”, da artista Gugie Cavalcanti. Os visitantes poderão conferir num mapa a localização das obras, que estão espalhadas por diferentes pontos da cidade de Florianópolis, e as entrevistas do processo de pintura delas.

E no sábado, dia 7, das 11h às 17h, será realizada a 14ª Feira Entremostras. A proposta da feira de artes, que acontece ‘entre uma mostra e outra’, tem como objetivo fomentar a produção em artes e aproximar o público dos artistas e obras, favorecendo a interação entre ambos e a valorização quanto ao fazer artístico, o processo criativo e a fatura. Participam desta edição: Coletivo Alumiar, Dante Acosta, Gabriel Bicho, J.P.F. Borges, Luana Alt, Marcelo Baptista, Milton Cazelatto, Murilo Leal, Nina Miyamoto, Osmar Domingos, Pantoni, Pati Peccin, Tavares. Todos os selecionados participaram de uma chamada pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.