Pré-mercado: IPCA-15 Deve Confirmar Ruptura da Meta

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na terça-feira, 26 de novembro.

Cenários

Às 9h00 da manhã desta terça-feira (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar o IPCA-15 de novembro. Prévia do IPCA, índice usado pelo Banco Central (BC) para avaliar a meta de inflação, o IPCA-15 deve indicar que o teto da meta foi rompido.

A mediana das expectativas para o índice é uma variação de 4,62% nos 12 meses até novembro, acima dos 4,47% nos 12 meses até outubro. Isso confirma as expectativas de ruptura do teto da meta, que é de 4,50%. Recordando, a meta para a inflação de 2024 era de 3,00%, com 1,5 ponto percentual de tolerância para cima ou para baixo.

Leia também

B3
Forbes Money

B3 Lança Novo Índice Derivado do Ibovespa com Peso Igual para as Empresas

Forbes Brasil - Pré-mercado
Forbes Money

Pré-mercado: Emprego Americano e Pacote Fiscal

Forbes Money

Ibovespa Supera Cautela Pré-feriado e Fecha em Alta

A conjunção entre a seca, que pressiona os preços dos alimentos, a alta dos preços da energia e o aquecimento do setor de serviços justifica o aumento da inflação e a ruptura da meta, apesar de o Banco Central (BC) ter suspendido o afrouxamento da política monetária e ter voltado a elevar os juros.

Perspectivas

A confirmação da ruptura da meta será uma surpresa para absolutamente ninguém. Desde o dia 25 de outubro que o Relatório Focus, do BC, indica expectativas de inflação acima do teto da meta.

Não por acaso, as opções de Comitê de Política Monetária (Copom) negociadas na B3 indicam 65% de probabilidade de alta de 0,75 ponto percentual na Selic na reunião marcada para os dias 9 e 10 de dezembro. Com isso, os juros referenciais subiriam para 12,00 por cento ao ano.

As opções consideram até uma expectativa de 10% de que a Selic avance 1,0 ponto percentual na próxima reunião. Com isso, a projeção de taxa terminal da Selic (ou seja, o nível de juros quando o BC terminar seu processo de ajuste) vem subindo gradativamente.

Alguns bancos projetam uma alta para até 13.50% ao ano. E a edição mais recente do Focus prevê juros elevados ao longo de 2025, com a Selic chegando a dezembro do ano que vem a 12,25% e permanecendo na casa dos dois dígitos durante 2026.

Indicadores

  • Brasil

IPCA-15 (Nov)
Esperado: 0,48%
Anterior: 0,54%

IPCA-15 (12m)
Esperado: 4,62%
Anterior: 4,47%

  • Estados Unidos

Confiança do consumidor CB (Nov)
Esperado: 111,8
Anterior: 108,7

Venda de casas novas (Out)
Esperado: 725 mil
Anterior: 738 mil

Atas da reunião do Fomc

O post Pré-mercado: IPCA-15 Deve Confirmar Ruptura da Meta apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.